Publicado em: 28 de julho de 2025
Fabricante de carrocerias protocolou oficialmente pedidos nesta segunda-feira (28)
ADAMO BAZANI
A fabricante de carrocerias de ônibus origem basca (norte da Espanha e sudoeste da França), Irizar, informou nesta segunda-feira, 28 de julho de 2025, que protocolou oficialmente pedidos de doação de terrenos aos prefeitos de Botucatu, Fábio Leite; e da vizinha São Manuel, Odirlei Félix; no interior de São Paulo.
O objetivo, segundo nota da empresa, é a “ampliação de seus projetos estratégicos na região”, que podem resultar em mais recursos e geração de empregos para ambas as cidades. (vVja ao fim da reportagem nota completa).
Os dois terrenos somam 42 mil metros quadrados. Em Botucatu, o espaço é de 25 mil metros quadrados, e, em São Manuel, de 17 mil metros quadrados.
As prefeituras ainda não liberaram os espaços, o que depende, inclusive, de aprovação das respectivas câmaras municipais.
A Irizar se instalou no Brasil, já diretamente em Botucatu, no ano de 1997, por meio de uma joint-venture da planta vizinha da Caio para a produção de ônibus rodoviários. A Caio se concentraria apenas em modelos urbanos e escolares.
O negócio acabou não prosseguindo porque, em 1999, ainda sob a administração da família fundadora Massa, a Caio entrou em concordata.
Mas a Irizar decidiu continuar com a planta que, atualmente, serve o mercado brasileiro, mas a maior parte da produção acaba atendendo países vizinhos na América Latina.
A Caio desde 2001 pertence às famílias Ruas, Cunha, Abreu e a grupos de investidores e se concentra em modelos urbanos. O grupo comprou a encarroçadora catarinense Busscar por meio de leilão num processo de falência, formalizado em 2017, pela qual se dedica a modelos rodoviários. (Relembre – )
Veja nota da Irizar
A Irizar Brasil, referência no setor de carrocerias e soluções de mobilidade, protocolou junto às Prefeituras de Botucatu, representada pelo Prefeito Fábio Leite, e de São Manuel, sob gestão do Prefeito Odirlei Félix, pedidos formais de doação de dois terrenos destinados à ampliação de seus projetos estratégicos na região, sendo um de 25 mil metros quadrados, localizado em Botucatu, e outro de 17 mil metros quadrados, em São Manuel.
Os novos espaços visam fortalecer a infraestrutura logística da fábrica, ampliar sua capacidade produtiva, gerar novos empregos diretos e indiretos e impulsionar o desenvolvimento econômico local. Com essa iniciativa, a Irizar reforça seu compromisso em investir na geração de riqueza, inovação e oportunidades para todo o Polo Cuesta.
A empresa agradece a receptividade dos prefeitos e das administrações municipais, reiterando sua disposição para dialogar de forma transparente e colaborativa em prol do crescimento sustentável do Polo Cuesta
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes