Publicado em: 16 de novembro de 2024
São quatro lotes entre micro-ônibus e ônibus de 12 metros. Última concorrência da Consip foi em 2022 e veículos ainda estão sendo fornecidos
ADAMO BAZANI
Enquanto a eletrificação dos ônibus tem sido o termo do momento, na prática, diversos países estão de olho na diversificação de tecnologias de redução de poluentes: elétricos sim, mas sem desprezar outras alternativas.
É o caso da Itália.
A Consip (“Concessionaria Servizi Informativi Pubblici”), empresa estatal italiana que fornece recursos e consultoria para a aquisição de bens e serviços públicos, anunciou nesta semana que vai lançar até 28 de novembro de 2024, uma licitação para a compra de 730 ônibus zero quilômetro movidos a GNC (Gás Natural Comprido)/biometano (gás obtido na decomposição do lixo).
Serão quatro lotes entre micro-ônibus e ônibus de 12 metros, que somam 447 milhões de euros, o equivalente a R$ 2,73 bilhões:
Lote 1: 80 ônibus movidos a GNC (8 metros) divididos entre Classe I e Classe II, avaliados em € 23 milhões – R$ 140,5 milhões
Lote 2: 110 ônibus GNC (10 metros) na Classe I, no valor de € 42 milhões. – R$ 256,4 milhões
Lote 3: 450 ônibus GNC (12 metros), o maior lote, com um valor total de mais de € 182 milhões – R$ 1,11 bilhão
Lote 4: 90 ônibus GNL (12 metros, Classe II) com quase € 39 milhões – R$ 238 milhões.
A licitação segue os recentes acordos da Consip focados em veículos de emissão zero, que resultaram em mais de 1.500 ônibus elétricos e a hidrogênio encomendados por entidades públicas.
A última vez que a Consip licitou ônibus a gás foi em 2022, e as entregas dessa licitação ainda estão em andamento: são 244 ônibus GNC/biometano fornecidos para a agência de trânsito de Roma, ATAC.
PUGLIA TAMBÉM INVESTE EM ÔNIBUS A GÁS:
Em outra compra, a Região de Puglia, ainda na Itália, também priorizou investimentos em ônibus a gás natural e biometano, realocando fundos do Plano Estratégico Nacional para Mobilidade Sustentável (PSNMS).
Foram alocados cerca de € 26 milhões (R$ 158,8 milhões) serão alocados para substituir veículos intermunicipais mais antigos, especialmente aqueles classificados de acordo com os padrões ambientais Euro 2 e Euro 3, que em breve serão eliminados.
Essa realocação reduz a parcela dedicada a ônibus urbanos elétricos de 60% para 30% e aumenta o financiamento para ônibus intermunicipais movidos a metano de 28% para 70%.
Além disso, a Puglia já encomendou 148 ônibus GNC das fabricantes Iveco e Otokar, com financiamentos nacionais e entregas atualmente em andamento.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes