Publicado em: 8 de agosto de 2025
Operação de trecho suburbano terá caráter provisório por até 180 dias, diz Artesp
ALEXANDRE PELEGI
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) autorizou, em caráter emergencial e precário, a Expresso Itamarati S.A. a operar a linha intermunicipal semiurbana entre Pradópolis e Jaboticabal.
O serviço, anteriormente realizado pela Transportadora Turística Petitto Ltda., passará a ser identificado como Autos 0400/ARTESP/2025, substituindo a numeração antiga (Autos 7365/DER/1973).
A decisão, publicada nesta sexta-feira, 8 de agosto de 2025, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Diretor da ARTESP e prevê validade inicial de 180 dias, prorrogável uma única vez. A agência determinou a emissão do Termo de Compromisso e Autorização para a nova operação, com base no Regulamento dos Serviços Rodoviários Intermunicipais aprovado pelo Decreto Estadual nº 29.913/1989.
A substituição da operadora ocorreu após a Transportadora Turística Petitto Ltda. apresentar, em 3 de julho de 2025, pedido formal de desistência da operação da linha. Diante da importância do trajeto para a população e da necessidade de manter o serviço em funcionamento, a ARTESP abriu um chamamento público emergencial para encontrar uma nova empresa habilitada, resultando na escolha da Expresso Itamarati para assumir a operação de forma temporária. Relembre:
Artesp busca nova empresa para linha semiurbana na região de Jaboticabal (SP)
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes