Publicado em: 19 de julho de 2025
Empresa assume no lugar da ViaSul com promessa de modernização da frota e melhoria do serviço, mantendo o valor da passagem
ALEXANDRE PELEGI
A Prefeitura de Itaúna, cidade do interior de Minas Gerais 102.500 habitantes, oficializou nesta sexta-feira, 18 de julho de 2025, a contratação da nova empresa responsável pelo transporte coletivo urbano do município. A concessionária Viação Pedra Negra assumirá a operação dos serviços, que anteriormente estavam sob responsabilidade da empresa ViaSul.
A assinatura do contrato ocorreu na sede do Poder Executivo e contou com a presença do prefeito Gustavo Mitre, o vice-prefeito Hidelbrando Neto (que também é secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo), e o diretor da nova empresa, Leandro Márcio.
A prefeitura ressaltou que a assinatura do termo contratual é um passo para a reestruturação do sistema de transporte coletivo da cidade. O principal foco dessa mudança, ressalta a administração municipal, é “a qualidade do serviço, a modernização da frota e mais dignidade para os usuários”.
O processo para esta formalização teve início em junho, quando a Viação Pedra Negra apresentou um protocolo de intenções. Após essa etapa, a gestão municipal, em conjunto com sua equipe técnica e a Comissão de Transportes da Câmara, avaliou os termos da proposta. Um projeto de lei específico foi elaborado e protocolado pessoalmente pelo prefeito na Câmara de Vereadores em junho, permitindo a formalização da transferência contratual da ViaSul para a Pedra Negra. Este projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, culminando na assinatura oficial do novo contrato nesta sexta-feira (18).
A Viação Pedra Negra tem previsão para iniciar oficialmente suas operações em Itaúna no final de setembro. Até essa data, será conduzido um processo de transição assistida, que incluirá acompanhamento técnico da Prefeitura e diálogo contínuo com os usuários.
Para o prefeito Gustavo Mitre, esta é uma conquista importante para o município. Ele destacou que a proposta da Viação Pedra Negra representa um grande benefício, pois a nova empresa trará ônibus novos, estrutura moderna e um atendimento muito melhor para a população, mantendo o valor atual da passagem. O prefeito concluiu que é “um avanço necessário e esperado”.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes