Publicado em: 10 de setembro de 2025
Empresas atuam em nome da De Lijn, companhia de transporte público de Flanders, no norte do país europeu
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A IVECO BUS realizou a entrega de 134 ônibus elétricos CROSSWAY LOW ENTRY ELEC para operadores que atuam em nome da De Lijn, companhia de transporte público de Flanders, no norte de Bélgica. Recentemente a De Lijn já havia confirmado a aquisição de 100 articulados elétricos E-WAY, com início das entregas previsto para 2026.
Especialmente desenvolvido para linhas regionais e intermunicipais, o CROSSWAY LOW ENTRY ELEC oferece autonomia de até 400 km, conforme o perfil de operação. O modelo é equipado com bateria de 485 kWh, que permite recarga rápida via tomada. Com capacidade para até 45 passageiros sentados e 70 em pé, garante acessibilidade com entrada central rebaixada, portas largas e espaço para cadeirantes. Entre os itens de conforto estão ar-condicionado, portas USB e operação silenciosa, que favorece tanto motoristas quanto passageiros.
“Estamos orgulhosos de ver o CROSSWAY LOW ENTRY ELEC desempenhando um papel-chave na transição sustentável do transporte público de Flanders. Com a entrega destes 134 veículos, reafirmamos nosso compromisso em oferecer soluções de mobilidade confiáveis, sustentáveis e inovadoras”, destaca Paul Mechele, gerente de Vendas da IVECO BUS no Benelux (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo).
A De Lijn é a empresa pública de transporte de Flanders, responsável pelos serviços de ônibus e bondes na região. Em 2024, a companhia transportou 373 milhões de passageiros. Cerca de metade da frota que opera sob a marca De Lijn pertence a operadores privados. O objetivo da empresa é ser o “companheiro de viagem inteligente” em Flanders, com foco em segurança, confiabilidade, eficiência e sustentabilidade.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte