17.3 C
Rondonópolis
segunda-feira, 14 julho - 05:49
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesIveco e Deva apresentam ônibus com suspensão a ar configurado para o...

Iveco e Deva apresentam ônibus com suspensão a ar configurado para o sistema de transportes de Belo Horizonte e região


Ônibus possui carroceria Mascarello e estará disponível para empresas testarem em diferentes linhas

ADAMO BAZANI

A Iveco quer ampliar a participação no maior segmento de ônibus do País: o urbano de 17 toneladas com motor dianteiro.

Para isso, tem realizado demonstrações em diferentes sistemas de transportes, inclusive com a configuração mais recente da marca, já oferecida há mais tempo por ouras fabricantes: suspensão a ar para esta categoria.

Entre estes sistemas que a montadora está de olho é o de Belo Horizonte e região.

A fabricante e a concessionária Deva apresentam a empresas operadoras da capital mineira e município vizinhos seu modelo BUS 17-280 Euro 6 Full Air.

O ônibus, com carroceria Mascarello – modelo Gran Via, estará disponível para experimentação em diferentes linhas para diversas companhias de transporte do local.

A unidade, inclusive, recebeu a pintura padrão do sistema de transportes de Belo Horizonte.

A versão do 17 toneladas foi somente lançada em agosto de 2024 pela Iveco. As principais concorrentes neste segmento, como Mercedes-Benz e Volkswagen, já tinham a opção desde a tecnologia anterior padrão Euro 5 de restrição de emissões de poluentes para motores a diesel.

Desde 2023, o padrão é o Euro 6, mais tecnológico e que proporciona reduções maiores de emissões.

Ônibus urbanos com maior conforto, mesmo que apenas com motores dianteiros, têm sido exigências de frotistas e passageiros, ainda mais no atual contexto em que, diferentemente de décadas passadas, os sistemas de transportes públicos das cidades têm sofrido cada vez mais concorrência, como de aplicativos, mototáxis ou transporte individual próprio, cujo acesso para pessoas de menor renda se tornou mais fácil.

O sistema “Full Air” da Iveco possui bolsões de ar, sendo dois na dianteira e quatro na traseira; auxiliares batentes; válvulas niveladoras de altura; amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras. O objeto é reduzir trepidações e o nível de ruído a bordo.

Além disso, modelos com suspensão pneumática têm apresentado neste segmento custos de manutenção menores do que os dotados de suspensões metálicas pelo fato de os conjuntos serem mais simples.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments