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Já existem ônibus elétricos em negociação intensificada, não será apenas na capital paulista; Caminho da Escola deve ampliar câmbio automático


Exclusividades são do diretor nacional de vendas Jorge Carrer ao editor do Diário do Transporte, Adamo Bazani. Em entrega de ônibus para a Guaianazes, em Santo André (SP), executivo ainda disse que há estimativas de mais veículos a diesel na cidade do ABC

ADAMO BAZANI

Colaborou Vinícius de Oliveira

Em breve, não devem ser poucas as unidades do modelo de ônibus elétricos e-Volksbus 22L, da Volkswagen, rodando na capital paulista.

Aposta da fabricante para eletromobilidade, já há negociações em fase final de compra por operadores, que foram intensificadas e praticamente todas as empresas de transportes da cidade de São Paulo já tiveram contatos feitos.

A revelação é do diretor nacional de Vendas da Volkswagen, Jorge Carrer, que conversou na manhã desta sexta-feira, 23 de maio de 2025, com o repórter e editor do Diário do Transporte, Adamo Bazani, em entrega de ônibus a diesel, equipados com tecnologia Euro 6 menos poluente, para a Viação Guaianazes, em Santo André (SP).

Como mostrou a reportagem, quatro unidades do modelo elétrico já têm circulação garantida para testes e demonstrações na cidade de São Paulo. A primeira unidade já está em operação pela Transpass, na zona Oeste. As demais três unidades vão circular por outras empresas.

Relembre:

Ônibus elétricos da Volkswagen entram em fase final de avaliação na capital paulista

Segundo Carrer, o e-Volksbus 22L já está aprovado pela SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora do sistema da cidade, e fazem parte de uma decisão técnica para, quando ocorrer o lançamento oficial da produção, ainda no segundo semestre de 2025, a maior parte do mercado já ter conhecimento prático do modelo.

Carrer ainda disse que, apesar da cidade de São Paulo ser hoje o mercado mais promissor de ônibus elétricos, empresas de ônibus municipais vão comprar o modelo elétrico da marca. Os contatos também avançaram, mas por questões de confidencialidade comercial, os nomes dos futuros compradores serão divulgados em breve.

CÂMBIO AUTOMÁTICO NO CAMINHO DA ESCOLA:

O executivo falou ainda que a Volkswagen deve continuar entre as principais fornecedoras de ônibus para o Programa Caminho da Escola, que segundo ele, historicamente, tem cerca de 50% do mercado.

A primeira audiência com o Governo Federal do próximo ciclo de licitação, que deve ser realizada neste ano ainda, foi feita na semana passada entre os técnicos e mercado em geral.

Carrer destacou que o Ministério das Cidades pretende ampliar a quantidade de ônibus com câmbio automático para transporte escolar pelo Programa, o que será um desafio, diante das condições de tráfego que os modelos do Caminho da Escola atendem. O executivo também lembrou que o câmbio automático deve ser mais uma opção, inclusive, nos atendimentos urbanos do Caminho da Escola.

MAIS SANTO ANDRÉ:

Na apresentação, Carrer disse a Adamo Bazani que, além dos 26 ônibus urbanos entregues nesta sexta-feira (23), sendo 13 convencionais e 13 midis (micrões), a cidade de Santo André deve ter mais unidades Volkswagen Euro 6 em operação entregues, em especial, para a Viação Guaianazes.

Somente neste ano, o prefeito Gilvan Júnior cobra das operadoras 50 novos ônibus com ar-condicionado, de um pacote de 200 até o fim de 2028, totalizando R$ 200 mlihões em investimentos somente em frota. A Guaianazes responde pela maior fatia.

OS ÔNIBUS DE SANTO ANDRÉ POSSUEM:

AR-CONDICIONADO: ar-condicionado com controle de temperatura e sistema que uniformiza a distribuição por todo o espaço dos passageiros;

CÂMERAS: câmeras de monitoramento para ampliar segurança nos embarques, desembarques, redução de ocorrências tanto de segurança pública como de trânsito, distribuídas em pontos estratégicos dentro do ônibus;

USB: tomadas do tipo USB para recarga de bateria de celulares e outros dispositivos móveis;

ULTRAVIOLETA: vidros escurecidos com tratamento para reduzir a incidência de raios ultravioleta do Sol;

CORREDORES AMPLOS: corredores redesenhados para facilitar a circulação interna de pessoas;

NOVOS BANCOS: bancos com ergonomia redesenhada para a nova geração de carrocerias para ampliar conforto;

INTERNET GRÁTIS: wi-fi com acesso gratuito à internet oferecido pelo Consórcio União Santo André;

MENOS POLUIÇÃO: motorização Euro 6 em conformidade com as atuais normas de emissão de poluentes para propulsores a diesel, que podem reduzir emissões em até 75%

ACESSIBILIDADE COMPLETA: elevador central para cadeira de rodas, espaço para fixação de bancos demarcados para pessoas com dificuldade de locomoção, bancos sem divisórias para pessoas com obesidade, balaústres em relevo perto das portas para pessoas com limitação na visão; botões de sinalização de parada com inscrição em braile. Na área de cadeira de rodas, há botões que emitem um sinal diferenciado para mostrar ao motorista que a solicitação de parada foi feita por uma pessoa que vai necessitar de auxílio

Ouça – Entrevista com o Prefeito Gilvan Junior

Prefeito de Santo André, Gilvan Junior


O aplicativo do transporte coletivo veio até antes dos novos ônibus. Só de não ter mais anúncios, já houve aumento na demanda do app, é isso?

Sim. Nós passamos de 28 mil usuários para 38 mil usuários. Um aumento de 35%, um aumento significativo, porque hoje não tem barreira para usar o aplicativo. O app sem anúncio também contou com uma campanha para incentivar os usuários a baixarem e verificarem, por exemplo, que horas o ônibus vai passar e quando ele vai chegar ao destino final.

Já comentamos aqui na Rádio ABC e no Diário do Transporte sobre a malha defasada dos ônibus de Santo André. Prefeito, o senhor comentou que isso está em estudo, correto? Sempre cobramos a questão da linha Hospital Mário Covas/Vila Luzita, a licitação da Vila Luzita. Parece que vai haver transferências de linhas de uma empresa para outra?

A gente tem esse diálogo constante, mas o objetivo final é a melhoria do transporte público para o usuário. Dentro disso, respeitamos a autonomia do consórcio, que venceu a licitação. A Secretaria de Mobilidade Urbana faz as indicações com base nos pedidos da população e, dentro do consórcio, as empresas se ajustam para atender melhor o usuário. O que temos pedido é que cada vez mais tenhamos ônibus de qualidade, que atendam no horário certo e melhorem todo o sistema. Temos a colaboração tanto do consórcio quanto da AESA (Associação das Empresas de Transporte de Santo André) para efetivamente entregarmos um transporte de qualidade. Esse alinhamento é fundamental.

Prefeito, falando ainda de mobilidade, muita gente nos cobra aqui na Rádio ABC e no Diário do Transporte sobre as obras no Centro. As obras vão melhorar, claro, mas trazem impacto. Há como reduzir esse impacto durante a execução?

Já temos operação pela manhã. A Secretaria de Mobilidade Urbana está sempre trabalhando, mas são os principais corredores de ônibus da cidade. Isso realmente traz impacto temporário. Porém, até o comecinho de julho, essas obras estarão finalizadas. Depois disso, teremos uma melhoria permanente. Claro que há impacto, mas falta pouco.

 

Ouça – Entrevista com o Secretário de Mobilidade e Transportes Almir Cicote

Secretário de Mobilidade e Transportes, Almir Cicote

Secretário, a ausência de anúncios no app já trouxe mais usuários. Com os novos ônibus, vocês acreditam que o sistema vai ganhar ainda mais passageiros?

É no dia a dia que vamos perceber se a ação deu resultado ou não. Eu acredito que sim. É como comprar um carro novo: você já quer sair usando. A população vai querer conhecer o ônibus com ar-condicionado, wi-fi, todo esse conforto.

Então o senhor acredita que isso vai atrair mais usuários? A tecnologia e o cuidado com o usuário geram essa motivação? Infelizmente, o passageiro ainda não é tratado como cliente.

Eles começaram a perceber que tanto a prefeitura quanto a empresa estão olhando para eles de outra forma. Isso se espalha para a família, o bairro.

Ouça – Entrevista com o diretor da Viação Guaianazes Danilo Fernandes

Diretor da Viação Guaianazes, Danilo Fernandes

Danilo, como funciona o investimento em mobilidade feito pela empresa?Nós construímos todos os investimentos com base nas exigências contratuais. Quando encontramos dificuldades financeiras, sentamos com a SATrans e com o Governo, debatemos planilhas, melhorias, mudanças de linha, incremento no atendimento ao cliente. Sempre buscamos um denominador comum, e foi assim que chegamos até aqui.

A Viação Guaianazes tem expandido. Assumiu, por exemplo, a B-47 com ônibus com ar-condicionado. Deve assumir a I-04 e talvez outras. A empresa vai assumir praticamente todo o sistema de Santo André?

Não posso afirmar isso. Existem outras empresas que também cumprem suas obrigações contratuais. O que posso dizer é que, na necessidade, a Guaianazes estará pronta para não deixar o munícipe sem transporte.

Acompanhamos, inclusive, com o Eliseu da manutenção, a chegada dos primeiros ônibus. A Guaianazes também vai aperfeiçoar os cuidados com os detalhes para o passageiro?

Sim, esse trabalho já começou. Nosso gerente de manutenção, Eliseu, está em contato com empresas especializadas nesse tipo de serviço. Buscamos sempre o melhor. Em uma cidade grande, com muito trânsito, acidentes acontecem. Numa frota desse tamanho, é impossível não ter alguma avaria. Mas estamos estruturando uma nova equipe para cuidar desses detalhes.

Confira mais fotos dos novos veículos

Ádamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 





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