Publicado em: 6 de agosto de 2025
Na segunda e terça-feira, dias 04 e 05 de agosto, o uso do vale-transporte aumentou para 1,609 milhão de utilizações
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Na última terça-feira, 05 de agosto de 2025, o Jaé registrou 2,6 milhões de embarques em um único dia após o início da operação exclusiva no Rio de Janeiro.
Anteriormente, nos dois primeiros dias úteis, 04 e 05 de agosto, o uso do vale-transporte aumentou para 1,609 milhão de utilizações contra 292 mil do mesmo período da semana anterior, um crescimento de 451,3%.
Apenas na segunda-feira (04), foram 774 mil validações de vale-transporte, um crescimento de 475,4% sobre 28/07. Já na terça-feira (05), o total chegou a 835,1 mil, incremento de 430,2% em relação à terça anterior.
O desempenho geral de embarques também apresentou aumento. Na segunda-feira, o sistema registrou 2,4 milhões de viagens, frente a 976,5 mil no mesmo dia da semana passada, o que representa alta de 145,8%. Na terça, o volume diário superou a marca de dois milhões e meio, com crescimento de 160% sobre a terça anterior. No acumulado dos dois dias, foram 5 milhões de embarques, ante 1,97 milhão na semana passada — uma variação positiva de 153%.
O MetrôRio registrou 81,6 mil embarques com o Jaé, na segunda e na terça-feira.
A Prefeitura segue monitorando os dados em tempo real para fazer os ajustes necessários. Quem ainda não se cadastrou pode fazê-lo pelo aplicativo Jaé ou em um dos 18 postos de atendimento presencial espalhados pela cidade.
Facilidades para o passageiro
– Idosos com 65 anos ou mais podem embarcar normalmente apresentando documento de identidade com foto, mesmo sem o cartão.
– Pelo aplicativo Jaé, o passageiro pode começar a usar o sistema imediatamente via QR Code.
– A taxa de entrega do cartão em domicílio (R$ 7,95) é isenta para pessoas com 65 anos ou mais.
Horário de funcionamento dos postos:
De segunda a sábado, das 7h às 19h (exceto o posto do CASS, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h).
Postos de Atendimento Jaé
Superpostos de Atendimento
Clube Recreativo Português Jacarepaguá – R. Ariapó, 50 – Taquara
Planetário da Gávea – R. Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 – Gávea
Clube do Servidor – R. Ulysses Guimarães, s/nº – Cidade Nova
Nave do Conhecimento – R. Arquias Cordeiro, 1516 – Engenho de Dentro
Centro Esportivo Miécimo da Silva – R. Olinda Ellis, 470 – Campo Grande
Vila Olímpica de Deodoro – Estrada do Camboatá, s/nº – Deodoro
Demais Postos de Atendimento
Botafogo – R. Dona Mariana, 48
Centro (CASS – Sede da Prefeitura) – R. Ulysses Guimarães, 2-14 – Cidade Nova
Terminal BRT Alvorada – Av. das Américas, s/nº – Barra da Tijuca
Terminal BRT Jardim Oceânico – Av. Armando Lombardi, 705 – Barra da Tijuca
Terminal BRT Paulo da Portela – R. Padre Manso, s/nº – Madureira (atendimento ao público geral)
Madureira (Shopping São Luiz) – Av. Min. Edgard Romero, 81 (exclusivo para gratuidades)
Santa Cruz – R. Felipe Cardoso, s/nº
Terminal Pingo D’Água – Estrada da Pedra – Guaratiba
Taquara – Av. Nelson Cardoso, 905 – Loja 107
Terminal Gentileza – Av. Francisco Bicalho, Loja 32 – São Cristóvão
Arena Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/nº – Pavuna
Nave do Conhecimento de Padre Miguel – R. Bom Sossego, 380
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte