Publicado em: 11 de fevereiro de 2026

Estudantes, principalmente do período vespertino, têm enfrentado dificuldades com a falta de viagens no transporte público depois das alterações na grade horária das instituições de ensino
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Na última terça-feira, 10 de fevereiro de 2026, foi aprovado na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul (SC) uma Moção de Apelo que pede a criação de uma nova linha de ônibus entre o bairro Santo Antônio e o Terminal Central, no horário das 12h20.
De acordo com o poder público, a medida busca atender estudantes da rede pública após as mudanças no horário escolar.
O pedido tem como base a recente alteração na grade curricular da Escola de Educação Básica Professor Lino Floriani, que passou a adotar 30 aulas semanais presenciais. Com isso, o horário de saída do período matutino foi ajustado para as 12h15, tornando incompatível o uso das linhas de transporte atualmente disponíveis.
De acordo com os vereadores, a falta de um ônibus no novo horário prejudica principalmente estudantes que frequentam cursos no período vespertino, como os oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e por outras instituições de formação técnica e profissional.
O documento agora segue para análise do prefeito José Jair Franzner e da Secretaria Municipal de Educação.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


