João Fonseca vai cair no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) após perder para o francês Alexandre Müller na estreia do Rio Open, na última terça-feira (18).
Na próxima atualização da lista, que acontecerá na segunda-feira (24), o brasileiro irá da 68ª para pelo menos a 76ª posição.
A queda, porém, pode ser ainda maior, a depender dos resultados tanto do ATP 500 do Rio de Janeiro quanto do ATP 500 de Doha, no Qatar.
Apesar do decréscimo, ele seguirá como melhor tenistas do país, à frente de Thiago Wild (86º colocado).
Fonseca tinha 100 pontos a defender no Rio Open, já que chegou às quartas de final em 2024. Neste ano, ele precisava ter chegado ao menos a este estágio para não perder pontuação.
No último final de semana, o brasileiro ganhou 31 posições ao se tornar campeão do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina.
Com isso, quando o ranking foi oficializado pela ATP, na segunda-feira (17), o tenista pegou o “elevador” e foi do 99º posto para o 68º.
Só restou um brasileiro no Rio Open
João Fonseca se juntou a Felipe Meligeni, Gustavo Heide e Thiago Wild, que foram eliminados na última segunda-feira (17). Assim, Thiago Monteiro é o único tenista brasileiro que segue vivo. no torneio
Depois de eliminar o argentino Facundo Díaz Acosta na estreia, Monteiro volta a quadra nesta quarta-feira (19), contra Chun Hsin Tseng, de Taiwan, pelas oitavas de final.