A derrota do Flamengo para o Lanús por 1 a 0, nesta quinta-feira (19), em La Fortaleza, no jogo de ida da CONMEBOL Recopa, pegou a imprensa argentina de surpresa.
O jornal ‘Olé‘, um dos principais diários esportivos do futebol argentino, destacou: “Grande Lanús: derrotou o Flamengo e sonha em dar a volta (olímpica) no Maracanã. Com gol de Rodrigo Castillo, o Granate superou o magnata da América do Sul”.
Entre os destaques da reportagem sobre o primeiro confronto da decisão está o favoritismo do Flamengo. O jornal cita a recente contratação de Lucas Paquetá e o desempenho do Rubro-Negro no último Mundial de Clubes, contra o PSG.
“Na prévia, sabendo que o adversário era o multimilionário da América com Lucas Paquetá, por quem pagaram cerca de 40 milhões de euros, parecia que qualquer resultado que não fosse uma derrota seria um ótimo negócio para o Lanús”.
“Além disso, às imposições da história, que geralmente determinam que o campeão da Libertadores costuma ser o favorito sobre seu par da Sul-Americana, somava-se a presença do melhor time da América do Sul, que levou o PSG de Luis Enrique aos pênaltis há dois meses. Apesar disso, o Granate não foi inferior aos cariocas. Na verdade, foi superior”.
O Olé não foi o único jornal argentino a destacar a disparidade financeira entre Lanús e Flamengo após a vitória dessa quinta-feira.
“Os milhões do Flamengo sacudiram o mercado com Lucas Paquetá. Era uma verdadeira preocupação aos torcedores do Lanús, que encheram o estádio Néstor Días Pérez. No entanto, os comandados por Mauricio Pellegrino funcionaram verdadeiramente como uma equipe”, destacou o ‘Clarín‘.
O jogo de volta entre Flamengo e Lanús será disputado no Maracanã, na próxima quinta-feira (26), também com transmissão ao vivo no plano premium do Disney+.
Para ficar com o título da Recopa, a equipe rubro-negra precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. Triunfo por um gol de diferença leva a disputa para a prorrogação. Caso a igualdade no agregado prevaleça no tempo extra, o título será decidido nas penalidades.


