Publicado em: 10 de dezembro de 2025

Mudanças entram em vigor no sábado (13) e incluem nova linha, ajuste de horários e reforço de frota no Vetor Oeste
YURI SENA
A Prefeitura de Jundiaí vai implantar, a partir deste sábado (13), uma revisão operacional nas linhas de ônibus que atendem o Terminal Eloy Chaves. A medida, conduzida pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMMT), vale para dias úteis e fins de semana e inclui a criação de uma ligação direta até o Terminal Vila Arens, ampliando as opções de deslocamento para moradores do Vetor Oeste da cidade.
A principal mudança é a implantação da linha 941, que substituirá a atual linha 943. O novo serviço manterá o caráter expresso entre os terminais Eloy Chaves e Central, mas passará a realizar paradas para embarque e desembarque na Avenida Jundiaí e seguirá até o Terminal Vila Arens. A linha contará com reforço de frota e terá intervalos médios entre 12 e 15 minutos ao longo do dia.
Segundo a Prefeitura, a linha 941 complementa o atendimento já existente e amplia as possibilidades de integração, funcionando em conjunto com a linha 942, que continuará operando normalmente com destino ao Terminal Central. As demais linhas que atendem o Terminal Eloy Chaves não terão alteração de itinerário.
De acordo com o diretor do Departamento de Transportes Coletivos, Bruno Palhari, a revisão corrige tempos de viagem e melhora a regularidade do serviço. Ele destaca que a mudança elimina a necessidade de troca de ônibus no Terminal Central para parte dos usuários do Vetor Oeste. Já a secretária de Mobilidade e Transporte, Ana Paula de Almeida, afirma que a revisão operacional atende demandas mais imediatas enquanto o novo contrato de concessão do transporte coletivo, em andamento, deverá trazer melhorias estruturais de longo prazo.
Além das alterações no Eloy Chaves, a linha 545 terá, de forma experimental, novos horários em um atendimento adicional partindo da área industrial do Condomínio GR Jundiaí, passando pelo Condomínio Thera Park e seguindo até o Terminal Eloy Chaves. O itinerário atual da linha, que atende o Parque Industrial, será mantido.
As novas tabelas horárias já estão disponíveis no site do Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU) e nos aplicativos Cittamobi e Google Maps. A Prefeitura informa que as mudanças serão acompanhadas pela equipe técnica da SMMT, com possibilidade de ajustes após a avaliação dos resultados.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


