24.1 C
Rondonópolis
quarta-feira, 29 outubro - 08:02
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesLauren Teixeira assume liderança do Grupo da Planalto Transportes

Lauren Teixeira assume liderança do Grupo da Planalto Transportes


Neta do fundador, ela acumulou o financeiro e o administrativo, somando bagagem para assumir a presidência geral da tradicional empresa do sul do país

FÁTIMA MESQUITA – ESPECIAL PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

O Grupo JMT foi fundado em 1948 no Rio Grande do Sul por José Moacyr Teixeira e seguiu adiante sempre como uma empresa familiar. O grupo é um conglomerado gaúcho que inclui a transportadora Planalto Transportes, a Planalto Encomendas, a Planalto Turismo, a RGS Veisa e a JMT Agropecuária.

O conglomerado chega à terceira geração, agora com Lauren Teixeira assumindo a presidência da Planalto Transportes.

Lauren Teixeira é advogada e atuava no grupo dentro da sua área de formação quando surgiu a oportunidade de assumir a diretoria financeira em função de uma aposentadoria programada. Com isso em mente, ela foi deslocada para o novo setor para ser preparada para o cargo que ela exerceu por cerca de sete anos.

Durante a pandemia, a jovem profissional encarou outra batalha. A paralisação geral obrigou a empresa a enxugar o seu quadro e fez com que muitos passassem a exercer mais de um papel na estrutura do negócio. E foi assim que a neta do fundador acumulou o financeiro e a administrativo do Grupo JMT, o que, no final das contas, somou bagagem para que ela assumisse a presidência da Planalot.

Sucessão

Lauren revela que não imaginava chegar ao maior cargo da Planalto, apesar da tradição do grupo ter sido de sempre dar oportunidade às mulheres da família.

Foi um processo consensual. A sucessão foi bem analisada por todos os envolvidos e agora nós estamos trabalhando para superar os desafios que 2024 nos trouxeram”, explica a líder. É que a segunda maior garagem desta empresa com sede em Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, fica em Porto Alegre e foi afetada pelas inundações do começo do ano. “Não perdemos veículos, mas tivemos que dar uma manutenção profunda em algumas unidades e reformar o prédio onde estamos há mais de 30 anos. E isso tudo enquanto ocorria uma considerável perda de receita”.

Renovação da frota e investimento na formação de profissionais

Apesar dos percalços desse ano, a Planalto Transportes está com planos sólidos para 2025. A empresa adquiriu recentemente oito novos ônibus com carroceria Marcopolo e chassi Mercedes Benz e acaba de receber a primeira unidade desse lote.  “Vamos continuar investindo pesado no conforto e na segurança dos nossos clientes”, complementa Lauren Teixeira.

Outro ponto que tem merecido a atenção da empresária é a formação de novos quadros para o setor de manutenção. “Estamos sentindo uma crescente dificuldade de encontrar mecânicos e eletricistas. Para contornar o problema, nós convidamos alguns profissionais já aposentados a retornarem ao trabalho e, ao mesmo tempo, estamos nos organizando para formar a mão de obra necessária aqui mesmo, dentro de casa”, pontua Lauren Teixeira.

À frente do transporte de cerca de 4,5 milhões de passageiros por ano a bordo de mais de 300 ônibus fazendo 98 linhas fixas, além de transporte de encomendas e fretamento para turismo, Lauren Teixeira se diz uma otimista que está preparada para lidar com os desafios que o futuro possa trazer. Só não sabe ainda dizer é se seus dois filhos, ainda pequenos, terão algum dia o mesmo interesse que ela sempre teve nos negócios da família. Mas isso por enquanto está mesmo longe do radar para quem sentou na cadeira de presidência há cerca de um mês e está cheia de energia e planos de crescimento.

Fátima Mesquita – jornalista, escritora e editora do ANTP Café e do Podcast do Transporte





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments