Publicado em: 1 de fevereiro de 2025

Chuva de verão continua castigando a Grande São Paulo e prejudicando os transportes
ADAMO BAZANI
Os trens da linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) voltaram a circular entre as estações Guapituba, em Mauá, e Ribeirão Pires não estão circulando na noite deste sábado, 1º de fevereiro de 2025.
A operação teve de ser interrompida por causa de alagamento.
Ônibus emergenciais (Operação PAESE) foram solicitados,.
Em nota, a CPTM explicou que a interrupção durou cerca de 50 minutos.
LINHA 7:
Devido às fortes chuvas que atingiram a região metropolitana de São Paulo na madrugada deste sábado (01/02), a Linha 7-Rubi da CPTM permanece com a circulação paralisada entre as Estações Francisco Morato e Botujuru.
Na saída do túnel próximo à Estação Botujuru um deslizamento de terra fez com que um trem que iria iniciar a operação, sem passageiros, descarrilasse. O maquinista foi encaminhado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e passa bem. A equipe de manutenção continua atuando para retirar a composição do local.
O serviço Paese foi acionado já durante a madrugada.
A CPTM informa ainda que no domingo, desde o início da operação comercial até 20h, o trecho entre as estações Francisco Morato e Campo Limpo Paulista, da Linha 7-Rubi estará interditado e o sistema de ônibus Paese atenderá os passageiros no trecho interrompido. A interdição já estava prevista e é necessária para o lançamento de vigas para a implantação do novo viaduto pela Prefeitura de Francisco Morato. No mesmo período, na Estação Campo Limpo Paulista, os trens prestam serviço apenas pela plataforma 2.
Além disso, por conta da interrupção na circulação na Linha 7-Rubi, as viagens do Expresso Turístico para Jundiaí, que circularia tanto no sábado quanto no domingo (02/02), foram suspensas.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


