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Linha 11-Coral da CPTM terá interrupção temporária para avanço das obras da Linha 2-Verde


Trecho entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé ficará fechado de 29/12 a 7/1; passageiros poderão usar a Linha 3-Vermelha com integração gratuita

YURI SENA

A CPTM e o Metrô anunciaram mudanças operacionais na Linha 11-Coral para permitir a passagem da tuneladora responsável pela construção dos túneis da expansão da Linha 2-Verde. Entre 29 de dezembro e 7 de janeiro de 2026, o trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé ficará fechado, e os passageiros deverão usar a Linha 3-Vermelha como rota alternativa, com transferências liberadas nessas duas estações.

Antes da interrupção total, a partir de 21 de dezembro a Linha 11-Coral terá redução de velocidade na região da Penha para preparativos da intervenção. Segundo o Metrô e a CPTM, o impacto no tempo de viagem será mínimo, já que a operação poderá ser compensada nos demais trechos. Durante este período, as integrações gratuitas com a Linha 3-Vermelha ficarão abertas desde a primeira viagem do dia.

21 a 28 de dezembro: velocidade reduzida nas proximidades da Penha; integrações abertas nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé durante toda a operação.

29 de dezembro a 7 de janeiro: interrupção total entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé; trens circulando apenas entre Estudantes–Corinthians-Itaquera e entre Tatuapé–Palmeiras-Barra Funda.

29 a 31 de dezembro e 5 a 7 de janeiro: Operação PAESE com ônibus gratuitos nos horários de pico entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera pela Radial Leste.

A Linha 3-Vermelha também terá ajuste operacional: entre 4h e 4h40, os trens circularão apenas entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera, retomando a operação plena após esse horário. A estação Brás permanece como opção adicional de integração. A Linha 12-Safira poderá ser utilizada como alternativa, com conexões em Calmon Viana, Tatuapé e Brás.

A interrupção ocorre devido ao avanço inicial da tuneladora (Tatuzão) próximo à Linha 11-Coral, na área da futura estação Penha. No início da escavação, o equipamento atravessa um trecho de solo arenoso e baixa cobertura, exigindo monitoramento constante e a desativação temporária de parte da via férrea por segurança.

Assim que o Tatuzão atingir a pressão ideal de escavação, seguirá em direção ao poço de ventilação Soares Neiva, antes da futura estação Aricanduva.

A expansão da Linha 2-Verde entre Vila Prudente e Penha inclui oito novas estações e cerca de oito quilômetros de trilhos. O projeto também prevê a construção de uma nova estação para a Linha 11-Coral na Penha. A estimativa é de que mais de 300 mil passageiros sejam beneficiados diariamente, com redistribuição do fluxo entre as linhas da zona leste.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte



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