Publicado em: 9 de dezembro de 2025

Trecho entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé ficará fechado de 29/12 a 7/1; passageiros poderão usar a Linha 3-Vermelha com integração gratuita
YURI SENA
A CPTM e o Metrô anunciaram mudanças operacionais na Linha 11-Coral para permitir a passagem da tuneladora responsável pela construção dos túneis da expansão da Linha 2-Verde. Entre 29 de dezembro e 7 de janeiro de 2026, o trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé ficará fechado, e os passageiros deverão usar a Linha 3-Vermelha como rota alternativa, com transferências liberadas nessas duas estações.
Antes da interrupção total, a partir de 21 de dezembro a Linha 11-Coral terá redução de velocidade na região da Penha para preparativos da intervenção. Segundo o Metrô e a CPTM, o impacto no tempo de viagem será mínimo, já que a operação poderá ser compensada nos demais trechos. Durante este período, as integrações gratuitas com a Linha 3-Vermelha ficarão abertas desde a primeira viagem do dia.
21 a 28 de dezembro: velocidade reduzida nas proximidades da Penha; integrações abertas nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé durante toda a operação.
29 de dezembro a 7 de janeiro: interrupção total entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé; trens circulando apenas entre Estudantes–Corinthians-Itaquera e entre Tatuapé–Palmeiras-Barra Funda.
29 a 31 de dezembro e 5 a 7 de janeiro: Operação PAESE com ônibus gratuitos nos horários de pico entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera pela Radial Leste.
A Linha 3-Vermelha também terá ajuste operacional: entre 4h e 4h40, os trens circularão apenas entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera, retomando a operação plena após esse horário. A estação Brás permanece como opção adicional de integração. A Linha 12-Safira poderá ser utilizada como alternativa, com conexões em Calmon Viana, Tatuapé e Brás.
A interrupção ocorre devido ao avanço inicial da tuneladora (Tatuzão) próximo à Linha 11-Coral, na área da futura estação Penha. No início da escavação, o equipamento atravessa um trecho de solo arenoso e baixa cobertura, exigindo monitoramento constante e a desativação temporária de parte da via férrea por segurança.
Assim que o Tatuzão atingir a pressão ideal de escavação, seguirá em direção ao poço de ventilação Soares Neiva, antes da futura estação Aricanduva.
A expansão da Linha 2-Verde entre Vila Prudente e Penha inclui oito novas estações e cerca de oito quilômetros de trilhos. O projeto também prevê a construção de uma nova estação para a Linha 11-Coral na Penha. A estimativa é de que mais de 300 mil passageiros sejam beneficiados diariamente, com redistribuição do fluxo entre as linhas da zona leste.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


