Publicado em: 25 de agosto de 2025

Inicialmente, previsão era apenas fora do pico. Nesta segunda (25), durante problema nas linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, linha 11 já foi estendida, além do horário planejado para os testes
ADAMO BAZANI
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que nesta terça-feira, 26 de agosto de 2025, a linha 11-Coral opera também da Luz até a Estação Barra Funda, na zona Oeste da capital paulista, durante todo o horário comercial, de 4h à meia noite, mesmo ainda em avaliação (operação assistida).
Segundo e estatal, a medida ocorre para avaliação da integração dos sistemas, principalmente o de energia.
Nesta terça-feira (26/08), a operação assistida da Linha 11-Coral segue até a estação Palmeiras-Barra Funda, com horário de funcionamento alterado durante toda a operação comercial, das 4h à meia-noite, para avaliação da integração dos sistemas, principalmente o de energia. Com isso, os passageiros vindos do Alto Tietê e da zona leste terão acesso direto à zona oeste da capital.
Inicialmente, a previsão nesta fase de testes era apenas fora do pico, das 8h00 às 15h30 e das 20h à meia noite.
Nesta segunda (25), durante problema nas linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, com descarrilamento de um trem de manutenção nas proximidades da estação da Luz, a linha 11 já foi estendida além do horário planejado para os testes.
Relembre:
O Governo do Estado de São Paulo anunciou que a Estação Barra Funda se tornaria numa espécie de “hub ferroviário” com o início das operações da concessionária TIC Trens, formado pelo Grupo Comporte (da família de Constantino de Oliveira, maior empresário de ônibus do Brasil, com sete mil coletivos e fundador da GOL Linhas Aéreas) e CRRC (fabricante chinesa de trens).
A TIC Trens vai construir a linha do Trens Intercidades entre a capital paulista e a região de Campinas, no interior do Estado, e faz parte da concessão a linha 7.
Com o início das operações, na quinta-feira, 28 de agosto de 2025, o Serviço 710, que emenda as linha 7-Rubi e 10-Turquesa, vai acabar. O conceito de “hub ferroviário” para trens metropolitanos é criticado por especialistas, como mostrou o Diário do Transporte.
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


