Publicado em: 26 de novembro de 2025

Enroscamento de pantógrafo na manhã de terça-feira (25) gerou grande impacto no atendimento; estações ficaram lotadas e PAESE foi acionado
ARTHUR FERRARI
A circulação de trens na linha 11-Coral da CPTM Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entrou em processo de normalização às 8h30 desta quarta-feira, 26 de novembro de 2025, após mais de 20 horas operando com velocidade reduzida e maior tempo de parada devido a um problema na rede elétrica.
Como mostrou o Diário do Transporte, um trem teve o pantógrafo enroscado à rede aérea de energia na altura de Corinthians-Itaquera, gerando grandes danos ao sistema.
Estações ficaram superlotadas e ônibus do PAESE foram acionados para atender o trecho entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé.
Relembre
Em nota, a CPTM afirma que “Por volta das 8h30 desta quarta (26) os técnicos de manutenção finalizaram os reparos na rede aérea de energia (sistema de alimentação elétrica dos trens), devido à falha causada ontem (25)”, normalizando a circulação em todo o serviço.
Passageiros devem ficar atentos, pois pesar do processo de normalização, as estações ainda devem demorar para se esvaziar, já que o retorno do atendimento é gradual.
Nota da CPTM na íntegra
A circulação de trens da Linha 11-Coral entrou em processo de normalização na manhã desta quarta-feira (26/11).
Por volta das 8h30, os técnicos de manutenção finalizaram os reparos na rede aérea de energia (sistema de alimentação elétrica dos trens), devido à falha causada ontem (25) pelo enroscamento do pantógrafo de uma composição na região de Corinthians-Itaquera.
Durante a atuação da equipe de manutenção, que perdurou na madrugada e início desta manhã, os trens circularam com maiores intervalos e foram adotadas estratégias operacionais para atender o passageiro com abertura das transferências nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera e acionamento do sistema Paese entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé. Os passageiros também tiveram como alternativa o uso da Linha 12-Safira da CPTM e 3-Vermelha do Metrô. A companhia pede desculpas pelos transtornos causados.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte


