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Linha 15-Prata de monotrilho encerra operação às 19h neste sábado (1º) para testes com nova frota de trens


O terceiro novo trem encomendado pelo Metrô para o monotrilho chegou a São Paulo na última quarta-feira (26), vindo de Santos. Fotos: Governo de SP

Ônibus gratuitos do sistema PAESE atenderão passageiros entre Vila Prudente e Jardim Colonial; operação normal retorna no domingo (2)

YURI SENA

Neste sábado, 1º de novembro de 2025, a operação comercial da Linha 15-Prata do Metrô será encerrada às 19h para a realização de testes com os trens da nova Frota S. A partir desse horário, os passageiros serão atendidos por ônibus gratuitos do sistema PAESE, que circularão entre as estações Vila Prudente e Jardim Colonial até o fim da operação do dia.

No domingo (2), a linha retoma suas atividades normalmente a partir das 4h40.

Os novos trens da Frota S seguem em fase de testes e validações antes do início da operação comercial. Já foram concluídos ensaios de propulsão, freios, comunicação, climatização, iluminação e acoplamento. Atualmente, estão sendo realizados os testes de sinalização, etapa essencial para integração com os sistemas da linha.

Em seguida, serão feitos testes de carga, suavidade e conforto, que simulam condições reais de operação para garantir viagens mais seguras e confortáveis aos passageiros. Segundo o Metrô, os resultados obtidos até o momento estão dentro das especificações técnicas, e eventuais ajustes são realizados pelo fornecedor e submetidos a novas avaliações.

A previsão é que a nova Frota S entre em operação comercial no primeiro semestre de 2026.

Do total de 19 composições adquiridas pelo Governo do Estado para ampliar a capacidade da Linha 15-Prata — que transporta cerca de 150 mil passageiros por dia —, 12 já foram entregues e estão no Pátio Oratório.

Fabricados na China pela joint-venture PATS (formada pela Alstom e CRRC), os novos trens contam com tecnologia de operação automatizada (UTO – Unattended Train Operation), monitoramento por câmeras, iluminação em LED e sistema inteligente de economia de energia.

A entrega completa das 19 composições está prevista para 2026, acompanhando a expansão da linha até as futuras estações Ipiranga, Boa Esperança e Jacu Pêssego.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte



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