Publicado em: 27 de novembro de 2025

Interrupção será necessária para testes com os trens da nova Frota S; durante o período sem operação, o PAESE atenderá os passageiros com ônibus gratuitos entre Vila Prudente e Jardim Colonial
YURI SENA
A operação da Linha 15-Prata será alterada neste domingo, 30 de novembro de 2025, para a realização de testes com os trens da nova Frota S, prevista para entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2026. Das 4h40 às 18h, o monotrilho ficará fechado, e os passageiros serão atendidos por ônibus gratuitos do sistema Paese, que irão percorrer toda a extensão entre Vila Prudente e Jardim Colonial até a reabertura das estações.
As demais linhas do Metrô — 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha — funcionarão normalmente durante todo o domingo.
Os trens da nova frota já passaram por avaliações de propulsão, freios, comunicação, climatização, iluminação e acoplamento. No momento, estão sendo testados os sistemas de sinalização, etapa crucial para integração com os demais equipamentos da linha. As próximas fases incluem testes de carga, suavidade e conforto, que simulam as condições reais de operação para garantir segurança e estabilidade durante a viagem.
Segundo o Metrô, os resultados obtidos até agora estão dentro dos padrões técnicos previstos. Caso seja necessário, ajustes são feitos pelo fornecedor e retestados antes da liberação final dos trens para operação comercial.
O Governo do Estado adquiriu 19 composições para ampliar a capacidade da Linha 15-Prata, que transporta cerca de 150 mil passageiros por dia. Do total, 12 trens já foram entregues e estão no Pátio Oratório.
Produzidas pela joint-venture chinesa PATS, formada pela Alstom e pela CRRC, as composições contam com operação automática no modo UTO (Unattended Train Operation), câmeras de monitoramento, iluminação em LED e sistemas de gestão inteligente de energia.
A entrega de todas as composições será concluída até 2026, acompanhando a expansão da Linha 15-Prata em direção às futuras estações Ipiranga, Boa Esperança e Jacu-Pêssego.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


