Publicado em: 21 de outubro de 2025
Ocorreu falha de sinalização
ADAMO BAZANI
Após sete horas de problemas para os passageiros, a linha 4-Amarela de metrô de São Paulo entrou em normalização por volta de 11h30 desta terça-feira, 21 de outubro de 2025.
Desde os primeiros minutos de operação, como mostrou o Diário do Transporte, a linha não prestou serviços adequadamente, inclusive com acessos a estações e transferências fechadas e muita dor de cabeça aos “clientes”.
A concessionária ViaQuatro informou se tratar de problemas de sinalização e ônibus emergenciais foram acionados.
A ViaQuatro informa que a operação da Linha 4-Amarela foi normalizada às 11h30, com velocidade e intervalos regulares para o período. Devido a uma instabilidade registrada no sistema de sinalização na manhã desta terça-feira (21), a concessionária operou com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Luz e Vila Sônia – Prof.ª Elisabeth Tenreiro. A ViaQuatro lamenta profundamente o ocorrido.
Transferências entre linhas estão temporariamente suspensas e a operação de ônibus PAESE foi acionada; instabilidade no sistema começou às 4h41 da manhã
ADAMO BAZANI/YURI SENA
A circulação dos trens da Linha 4-Amarela do metrô, operada pela ViaQuatro, apresenta redução de velocidade e maior tempo de parada. A velocidade teve de ser reduzida já logo nos primeiros minutos de funcionamento ás 4h40, entre as estações Luz e Vila Sônia – Prof. Elizabeth Terreiro e Paulista – Pernambucanas, ou seja, toda a linha, com maior tempo de parada.
O problema foi causado por uma instabilidade no sistema de sinalização. As transferências entre a Linha 4-Amarela e as demais linhas do sistema metroferroviário estão temporariamente fechadas nas estações Paulista–Pernambucanas, República, Luz e Pinheiros.
Usuários do metrô relataram dificuldades com o sistema PAESE — operação emergencial de ônibus acionada para atender o trecho entre as estações Luz e Vila Sônia – Prof.ª Elisabeth Tenreiro. Segundo os passageiros, a quantidade de veículos disponibilizados é insuficiente, o que tem causado longas filas e superlotação nos pontos de embarque.
Segundo a concessionária, o sistema PAESE foi acionado às 4h45, com o envio inicial de 24 ônibus. Posteriormente, foram solicitados mais 10 veículos, totalizando 34 ônibus em operação. A SPTrans é responsável pela condução dos coletivos, e, devido ao horário de pico, o deslocamento até as estações pode levar mais tempo.
Ônibus do sistema de emergência estão operando a partir da Rua Heitor dos Prazeres para atender os passageiros afetados. As transferências entre a Linha 4- Amarela para as demais linhas do sistema metroferroviário estão temporariamente fechadas (estações Paulista-Pernambucanas, República, Luz e Pinheiros).
O leitor do Diário do Transporte, Ricardo Silva, sugeriu uma alternativa para os passageiros: pegar a linha 4113 (Gentil de Moura até a Praça da República) até o Alto do Ipiranga e, em seguida, seguir pela linha 5103 (Terminal Sacomã ao bairro de Moema) até Santa Cruz.
Confira nota da ViaQuatro:
A ViaQuatro lamenta profundamente o transtorno causado pela instabilidade registrada no sistema de sinalização da Linha 4-Amarela na manhã desta terça-feira (21). Para garantir a segurança da operação, a concessionária reduziu a velocidade dos trens, o que ocasiona maiores intervalos entre as estações Luz e Vila Sônia – Prof.ª Elisabeth Tenreiro.
Mais de 100 profissionais das áreas de controle, manutenção e operação estão mobilizados desde as primeiras horas da manhã para resolver o problema o mais rápido possível.
O sistema PAESE foi acionado às 4h45, com o envio inicial de 24 ônibus e, em seguida, o pedido de mais 10 veículos, totalizando 34. A operação dos ônibus é realizada pela SPTrans e, por se tratar de horário de pico, o deslocamento dos veículos até as estações leva mais tempo.
Para melhor controle de fluxo e conforto dos passageiros, as transferências entre a Linha 4-Amarela e as demais linhas do sistema metroferroviário estão temporariamente fechadas nas estações Paulista–Pernambucanas, República, Luz e Pinheiros.
A ViaQuatro está reforçando as orientações aos passageiros, com avisos sonoros, megafones e atendimento presencial nas estações. A concessionária segue com todos os esforços concentrados para restabelecer a operação o quanto antes.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes