Publicado em: 9 de dezembro de 2024
Melhorias incluem cobertura 5G, rampas acessíveis e modernização de estações
ARTHUR FERRARI
A ViaMobilidade anunciou uma série de melhorias na Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo, com foco em conectividade, acessibilidade e infraestrutura. As mudanças prometem elevar a experiência dos passageiros, aliando modernidade e inclusão no transporte público.
A Estação Campo Belo é a primeira da linha a receber cobertura 5G e 4G, que se estende por toda a estação e túneis. O Sistema de Antenas Distribuídas (DAS), implementado pela IHS Brasil, elimina oscilações de sinal, garantindo conectividade contínua durante o trajeto. O projeto será expandido para todas as 17 estações nos próximos 12 a 18 meses, com as estações Brooklin e Borba Gato previstas para receberem o serviço até o fim do ano.
A partir de janeiro de 2025, rampas de fibra de vidro, projetadas para maior leveza e flexibilidade, serão instaladas em 34 pontos da linha, beneficiando passageiros com deficiência. A solução, desenvolvida com a participação de um colaborador cadeirante, visa eliminar diferenças de altura entre plataformas e trens, facilitando a mobilidade de cerca de 3 mil usuários mensais com deficiência na Linha 5-Lilás.
A Estação Giovanni Gronchi passou por revitalização completa, incluindo novos pisos, gradis de segurança e estruturas de ventilação. Em Capão Redondo, a troca de 16 catracas deve ser concluída até 20 de dezembro, com um investimento de R$ 1,2 milhão, otimizando o fluxo de passageiros.
Na Estação Santa Cruz, um painel digital de alta resolução foi instalado, e na Estação Brooklin, um drone inovador reduziu o tempo de limpeza da cúpula de vidro de seis para dois dias. A ViaMobilidade vem investindo em tecnologia para proporcionar eficiência na manutenção de seus ativos. Um bom exemplo é o uso de um drone de mais de R$ 100 mil para realizar a limpeza da cúpula de vidro da Estação Brooklin.
Atualmente, 135 operações comerciais estão em funcionamento nas estações da linha, ampliando a comodidade para os passageiros com a oferta de produtos e serviços variados.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte