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Linha 6-Laranja atinge 75% de execução na Estação São Joaquim e avança para integrar zonas Norte e Central de SP


Foto: Divulgação

Obras do trecho final reforçam expansão do transporte sobre trilhos; estações Água Branca e Perdizes já superam 85% de conclusão

YURI SENA

A Estação São Joaquim, ponto final da futura Linha 6-Laranja no centro de São Paulo, atingiu 75% de execução e marca mais uma etapa no avanço das obras.

O empreendimento, que ligará a Brasilândia à região central da capital, reforça a expansão da oferta de transporte público sobre trilhos e a integração entre diferentes regiões da cidade.

Com 15 estações ao todo, a Linha 6-Laranja está dividida em dois trechos. O primeiro, entre Brasilândia e Perdizes, será entregue no segundo semestre de 2026. Já o segundo trecho, que vai de Perdizes até São Joaquim, tem conclusão prevista para 2027, consolidando a nova ligação direta entre as Zonas Norte, Oeste e Central.

Entre as frentes mais aceleradas estão as estações Água Branca, Perdizes e Santa Marina, todas com mais de 85% de conclusão. Outras estruturas importantes, como Brasilândia, João Paulo I, SESC-Pompéia e PUC-Cardoso de Almeida, já avançaram além de 70%, demonstrando progresso consistente ao longo de todo o traçado.

Quando totalmente operacional, a Linha 6 permitirá conexão direta com as Linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi, reduzindo tempos de viagem e redistribuindo fluxos de passageiros. Conhecida como “linha das universidades”, beneficiará diretamente sete instituições de ensino superior e outras quatro de forma indireta, com demanda estimada superior a 633 mil passageiros por dia.

Com a conclusão total da escavação dos túneis prevista para fevereiro de 2025, o projeto avança agora com instalação de trilhos, sistemas e recebimento de 22 novos trens, mais modernos e sustentáveis. 

A Linha 6-Laranja é uma parceria público-privada estruturada pela SPI e integra o portfólio do PPI-SP, que contempla mais de R$ 550 bilhões em investimentos em mobilidade e infraestrutura no Estado.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte



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