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Linha 6-Laranja tem todo túnel concluído com chegada de Tatuzão Sul a São Joaquim neste domingo (9); obras chegam a 60% de conclusão


Próximas etapas são as instalações de sistemas e trilhos; veja previsões para outras linhas

ADAMO BAZANI

Colaborou Vinícius de Oliveira

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A escavação do túnel por onde vão passar os trens da linha 6-Laranja de Metrô foi concluída neste domingo, 09 de fevereiro de 2025, com chegada do Tatuzão Sul (Tuneladora Maria Leopoldina) à Estação São Joaquim, na região central.

Como mostrou o Diário do Transporte, na última terça-feira, 04 de fevereiro de 2025, o Tatuzão Norte chegou à Vila Brasilândia, concluindo aquele trecho.

Relembre:

Neste domingo (9), o Governo de São Paulo informou que estimadas em R$ 19 bilhões, as obras alcançaram 60% de conclusão e cumprem o cronograma atual previsto pela gestão Tarcísio de Freitas

“Desta forma, no final do segundo semestre de 2026 será entregue o primeiro trecho do ramal, entre as Estações Brasilândia e Perdizes.O restante da linha, entre as Estações Perdizes e São Joaquim, interligam a Zona Norte ao Centro da Capital e será entregue no final do segundo semestre de 2027. A linha terá conexões com as Linhas 1-Azul, 4-Amarela, 7-Rubi e 8-Diamante”. – diz nota do Governo do Estado.

Com 15,3 quilômetros de extensão e 15 estações, a expectativa é que a Linha 6-Laranja transporte mais de 630 mil passageiros diariamente entre as Estações Brasilândia e São Joaquim. O trajeto, atualmente feito de carro ou ônibus em cerca de 1h30, será reduzido para apenas 23 minutos.

O Secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Benini, reafirmou a intenção de ampliar o projeto com as criações de estações como Velha Campinas e Morro Grande, no sentido noroeste da Brasilândia, e as estações Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos (Avenida Presidente Wilson com conexão com a Linha 10-Turquesa e BRT-ABC), ao lado sudeste da São Joaquim

A tuneladora Maria Leopoldina (ou Tatuzão Sul) pesa 2 mil toneladas, com 109 metros de comprimento e diâmetro de escavação de 10,6 metros. A máquina possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. Ao todo, ela percorreu cerca de 8,9 km desde o VSE Tietê até alcançar a Estação São Joaquim. O equipamento bateu recorde de escavação em outubro de 2024 ao escavar 41,3 metros em 24 horas

No dia da chegada da tuneladora Norte, o Governo do Estado trouxe uma série de previsões para outras linhas também.

Veja:

Linha 4-Amarela:

Primeiro Trimestre de 2025 – Início das obras do trecho entre o Terminal Vila Sônia, na capital, e a cidade de Taboão da Serra

Linha 5-Lilas:

Segundo Trimestre de 2025: Início da expansão de Capão Redondo até Jardim Ângela, no extremo Sul da capital

Linha 6-Laranja:

Primeiro Trimestre de 2025: Aprovação do aditivo de contrato. Inclui estações Morro Grande e Velha Campinas, com cerca de três quilômetros de extensão. A concessionária Acciona propôs a implantação de mais seis paradas, levando a linha para o Ipiranga e Mooca, bairros das zonas Sul e Leste da cidade e, ao Noroeste, para a região de Morro Grande. A assinatura deve ocorrer na próxima reunião do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). O Governo de São Paulo estuda ampliar o projeto com as criações de estações como Velha Campinas e Morro Grande, no sentido noroeste da Brasilândia, e as estações Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos (Avenida Presidente Wilson com conexão com a Linha 10-Turquesa e BRT-ABC) , ao lado sudeste da São Joaquim

Segundo Semestre de 2025: No segundo semestre de 2025 os primeiros trens devem começar a ser entregues, com testes operacionais no início de 2026.

Outubro de 2026: Início da operação do Trecho Norte, de Brasilândia às regiões de Perdizes e Sesc Pompéia

2027: Conclusão do trecho e início de operação entre as regiões de Perdizes e Sesc Pompéia, no centro

Linhas 11 – Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos):

_28 de março de 2025_: Leilão para concessão à iniciativa privada

Linha 16-Violeta (Jardins/Cidade Tiradentes):

Maio: A Acciona apresenta a manifestação de interesse em assumir as obras e operação em maio de 2025. No terceiro trimestre de 2025 devem ser realizadas as audiências públicas e no quarto trimestre a publicação do edital.

Confira mais imagens da chegada do Tatuzão Sul (Tuneladora Maria Leopoldina) na Estação São Joaquim:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte





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