Publicado em: 14 de setembro de 2025
Sistema de alimentação elétrica sofreu um curto-circuito, provocado por uma rabiola metalizada de pipa enroscada em isoladores
ARTHUR FERRARI / VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Após registrar uma queda da rede aérea (sistema de alimentação elétrica de trens), a Linha 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) retomou a operação apenas na noite deste domingo, 14 de setembro de 2025, depois de muitas horas com o atendimento prejudicado.
A circulação dos trens foi afetada desde às 11h35, com as composições operando em via única entre as estações Pirituba e Vila Clarice.
Após contato por parte da equipe do Diário do Transporte, a CPTM informou que o ajuste no atendimento ocorreu para a atuação da equipe de manutenção.
No decorrer do dia, nossa equipe de reportagem contatou novamente a companhia, que manteve o posicionamento sobre a situação na linha 7-Rubi.
Confira a última nota na íntegra:
“A circulação de trens na Linha 7-Rubi está normal na noite deste domingo (14/09).
Entre 11h20 e 20h15, os trens circularam com maiores intervalos na linha, devido ao rompimento de um cabo de aço da rede aérea (sistema de alimentação elétrica de trens) entre as estações Pirituba e Vila Clarice, resultado de um curto-circuito provocado por uma rabiola metalizada de pipa enroscada em isoladores.
Durante atuação da equipe de manutenção para restabelecimento do equipamento, a circulação de trens foi realizada em via única entre as estações Pirituba e Vila Aurora.”
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte