Publicado em: 29 de outubro de 2025

Mudança busca reduzir o tempo de viagem e melhorar o conforto dos passageiros que utilizam o transporte coletivo em Dias Tavares.
YURI SENA
A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) anunciou que, a partir de segunda-feira, 10 de novembro, a linha 712, que atende a comunidade de Dias Tavares, passará a operar no modelo semiexpresso. A medida tem como objetivo diminuir o tempo de deslocamento e oferecer mais conforto aos usuários do transporte coletivo.
Segundo a SMU, o novo formato já foi adotado com sucesso na linha 729 – Paula Lima, sendo bem avaliado pelos passageiros por proporcionar mais agilidade e eficiência nas viagens. A implantação do modelo é resultado de uma demanda da comunidade local, discutida por meio do Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (Sedupp).
Com o sistema semiexpresso, os ônibus farão menos paradas, o que torna o trajeto mais rápido e com menor lotação.
Funcionamento do modelo:
Sentido Dias Tavares: embarque permitido em todos os pontos e desembarque apenas após a passagem em nível do bairro Miguel Marinho.
Sentido Centro: desembarque em todos os pontos e embarque permitido somente até a passagem em nível do bairro Miguel Marinho.
Na região central, os embarques e desembarques poderão ser feitos nos pontos da Avenida Getúlio Vargas e na Travessa Doutor Prisco.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


