Publicado em: 6 de dezembro de 2025

Ações gratuitas acontecem nas estações Santo Amaro e Luz em dezembro, incentivando mensagens afetivas durante o período natalino
YURI SENA
Passageiros que circulam pela Estação Santo Amaro, na Linha 9-Esmeralda, e pela Estação Luz, da Linha 4-Amarela, poderão participar de uma atividade especial neste mês: oficinas de escrita de cartas e cartões de Natal. A iniciativa integra o projeto DePara, do Museu da Língua Portuguesa, e conta com apoio da ViaMobilidade, ViaQuatro e Instituto Motiva. A proposta busca resgatar a prática da escrita afetiva e estimular gestos de carinho durante o período de fim de ano.
As oficinas oferecem materiais e até uma máquina de escrever para quem desejar produzir mensagens natalinas de forma mais tradicional. Os participantes podem levar seus cartões para entregar a familiares e amigos ou deixar o material no local para que o Museu da Língua Portuguesa realize o envio pelos Correios.
A atividade será realizada na Estação Santo Amaro, da Linha 9-Esmeralda, na segunda-feira (8), das 10h às 12h, com participação aberta aos usuários da Linha 5-Lilás que fazem integração no local. Já a Estação Luz, da Linha 4-Amarela, recebe a ação no dia 15, também das 10h às 12h.
Segundo Ivana de Carvalho Nascimento, coordenadora de responsabilidade social da Motiva Trilhos, a iniciativa busca incentivar momentos de pausa e reflexão. “Queremos reforçar a importância de valorizar o amor, o carinho e o respeito. Dedicar alguns minutos para escrever um cartão de Natal é uma forma de demonstrar afeto e reconhecer quem faz parte da nossa história”, afirma.
A oficina DePara, realizada pelo Museu da Língua Portuguesa, recebeu em 2025 o selo de Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.
Serviço
O que: Oficinas gratuitas de escrita de cartas de Natal nas linhas 4-Amarela e 9-Esmeralda
Datas e locais:
8 de dezembro: Estação Santo Amaro (Linha 9-Esmeralda)
15 de dezembro: Estação Luz (Linha 4-Amarela)
Horário: das 10h às 12h
Evento gratuito.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


