Publicado em: 29 de outubro de 2025

Intervenções ocorrem fora dos horários de pico para reduzir impactos aos passageiros e aprimorar a infraestrutura ferroviária
YURI SENA
A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos em São Paulo, realiza ao longo desta semana uma nova etapa de manutenção programada na malha ferroviária.
As intervenções serão executadas em horários de menor movimento, com o objetivo de garantir maior confiabilidade e segurança operacional.
Na Linha 8-Diamante, entre os dias 29 e 30 de outubro, os trens circularão com intervalos de cerca de 16 minutos entre as estações Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda, e de 8 minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Itapevi. A operação será realizada em via única no trecho entre Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda.
Durante a noite, das 23h à meia-noite, os intervalos aumentam para aproximadamente 20 minutos entre Júlio Prestes e Itapevi, também com circulação em via única entre Lapa-Senac e Imperatriz Leopoldina.
No sábado (1º de novembro), entre 15h30 e 20h, os trens seguirão com o mesmo padrão de intervalos e via única entre Jandira e Itapevi. Após as 20h, a circulação ocorrerá com intervalos de 20 minutos e via única entre Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina. Já no domingo (2 de novembro), o intervalo médio será de 20 minutos, com via única entre Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina durante todo o dia.
Na Linha 9-Esmeralda, as intervenções acontecem entre os dias 29 e 31 de outubro, das 23h à meia-noite, com intervalos de 15 minutos entre Osasco e Varginha, e via única entre Berrini-Casas Bahia e Vila Olímpia.
No sábado (1º de novembro), entre 20h e meia-noite, os trens circularão com intervalos de 15 minutos e via única entre Granja Julieta e Socorro. No domingo (2 de novembro), entre 4h e 9h, a operação manterá o mesmo padrão, e das 9h à meia-noite, os intervalos serão de 20 minutos, com circulação em via única nos trechos Autódromo–Jurubatuba e Granja Julieta–Socorro.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


