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Lopesul tem recurso aceito e é habilitada para operar categoria de luxo de ônibus intermunicipal em Mato Grosso


Companhia do Sul do País vai operar região de Juína. Outros lotes seguem indefinidos

ADAMO BAZANI

Colaborou Arthur Ferrari

A empresa Lopes & Oliveira Transportes Ltda, a Lopesul, de Carazinho (RS,) teve recurso aceito pelo Governo de Mato Grosso na licitação dos transportes intermunicipais.

A companhia se interessou pela “Categoria Diferenciada” na região de Juína, a noroeste do estado a 720 quilômetros da capital, Cuiabá.

Como havia mostrado o Diário do Transporte, a companhia chegou até a ser desclassifica sob a argumentação de problemas relacionados a documentação e comprovações de capacidade técnica e certidões.

Relembre:

No recurso, cuja aceitação foi publicada nesta quinta-feira, 07 de agosto de 2025, a empresa demonstrou as regularidades exigidas, pelo entendimento da comissão de licitação.

O próximo passo será a assinatura contratual.

O processo de concessão das linhas de ônibus deste tipo, que se arrasta há anos, sofre entraves jurídicos e ocorre de forma gradual. Nem todos os lotes operacionais ainda foram concedidos.

O sistema foi divido em oito lotes (mercados intermunicipais de transporte) com duas categorias cada: X.1 – categoria básica (com ônibus mais simples, tarifas menores e mais frequências de horários) e X.2 – categoria diferenciada (com ônibus mais luxuosos, passagens de valores maiores e horários mais restritos).

Da mais recente tentativa, foram três lotes colocados em licitação, mas sem sucesso no dia 23 de julho de 2025.

Mit 3.1 região de Barra do Garças – Categoria Básica

Mit 5.1 região de Cáceres – Categoria Básica

Mit 6.2 região de Juína – Categoria Diferenciada

Os lotes de Barra do Garças e de Cáceres não tiveram interessados, tendo resultado deserto.

SISTEMA DE TRANSPORTES INTERMUNICIPAIS EM MATO GROSSO:

O Diário do Transporte tem mostrado todo o histórico das tentativas de regulamentação dos transportes intermunicipais de Mato Grosso.

Procedimentos de concessões ocorrem desde 2013 e são marcados por disputadas judiciais.

A concessão de cada mercado é por 20 anos a partir da assinatura dos contratos.

O sistema foi divido em oito lotes (mercados intermunicipais de transporte) com duas categorias cadsa

MIT-1 – Região Metropolitana de Cuiabá e Chapada dos Guimarães

MIT 1.1 (básico) – CMT – 2013

MIT 1.2 (diferenciada) – Exclusive Tur – 2019

MIT 2 – Região Rondonópolis e Primavera do Leste

MIT – 2.1 – (básico) Log Trans – 2019

MIT 2.2 (diferenciada) – Novo Horizonte – 2013

MIT 3 – Região Barra do Garças e Canarana

MIT 3.1 (básico) – (Rio Novo – 2024, mas depois de análise do Governo do Estado não foi habilitada)

MIT 3.2 diferenciada) – AM Transportes – 2022

MIT 4 – Região Vila Rica e São Félix do Araguaia

MIT 4.1 (básico) – Rio Novo ou AM – 2024 – Ainda haverá análise da comissão quanto a cumulação de mercados da Rio Novo (3.1) e (8.1)

MIT 4.2 (diferenciada) – Expresso Satélite Norte – 2019

MIT 5 – Região Cáceres e Pontes e Lacerda  

MIT 5-1 (básico) –

MIT 5.2 (diferenciada) – Viação Juína – 2019

MIT 6 – Região de Juína e Tangará da Serra

MIT 6.1 (básica) – Viação Juína – 2019

MIT 6.2 (diferenciada) – 2024 – Suspenso aguardando Habilitação ou não da Real Expresso – Em 23/07/25 Lopesul foi desclassificada

MIT 7 – Região Alta Floresta e Guarantã do Norte

MIT 7.1 (básica) – Expresso Itamarati – 2022

MIT 7.2 (diferenciada) – Viação Novo Horizonte – 2013

MIT 8 – Região Sinop e Juara

MIT 8.1 (básica) – Rio Novo -2022

MIT 8.2 (diferenciada) – Expresso Satélite Azul (Mesmo grupo Satélite Norte) – 2022

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes





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