Publicado em: 7 de agosto de 2025
Companhia do Sul do País vai operar região de Juína. Outros lotes seguem indefinidos
ADAMO BAZANI
Colaborou Arthur Ferrari
A empresa Lopes & Oliveira Transportes Ltda, a Lopesul, de Carazinho (RS,) teve recurso aceito pelo Governo de Mato Grosso na licitação dos transportes intermunicipais.
A companhia se interessou pela “Categoria Diferenciada” na região de Juína, a noroeste do estado a 720 quilômetros da capital, Cuiabá.
Como havia mostrado o Diário do Transporte, a companhia chegou até a ser desclassifica sob a argumentação de problemas relacionados a documentação e comprovações de capacidade técnica e certidões.
Relembre:
No recurso, cuja aceitação foi publicada nesta quinta-feira, 07 de agosto de 2025, a empresa demonstrou as regularidades exigidas, pelo entendimento da comissão de licitação.
O próximo passo será a assinatura contratual.
O processo de concessão das linhas de ônibus deste tipo, que se arrasta há anos, sofre entraves jurídicos e ocorre de forma gradual. Nem todos os lotes operacionais ainda foram concedidos.
O sistema foi divido em oito lotes (mercados intermunicipais de transporte) com duas categorias cada: X.1 – categoria básica (com ônibus mais simples, tarifas menores e mais frequências de horários) e X.2 – categoria diferenciada (com ônibus mais luxuosos, passagens de valores maiores e horários mais restritos).
Da mais recente tentativa, foram três lotes colocados em licitação, mas sem sucesso no dia 23 de julho de 2025.
Mit 3.1 região de Barra do Garças – Categoria Básica
Mit 5.1 região de Cáceres – Categoria Básica
Mit 6.2 região de Juína – Categoria Diferenciada
Os lotes de Barra do Garças e de Cáceres não tiveram interessados, tendo resultado deserto.
SISTEMA DE TRANSPORTES INTERMUNICIPAIS EM MATO GROSSO:
O Diário do Transporte tem mostrado todo o histórico das tentativas de regulamentação dos transportes intermunicipais de Mato Grosso.
Procedimentos de concessões ocorrem desde 2013 e são marcados por disputadas judiciais.
A concessão de cada mercado é por 20 anos a partir da assinatura dos contratos.
O sistema foi divido em oito lotes (mercados intermunicipais de transporte) com duas categorias cadsa
MIT-1 – Região Metropolitana de Cuiabá e Chapada dos Guimarães
MIT 1.1 (básico) – CMT – 2013
MIT 1.2 (diferenciada) – Exclusive Tur – 2019
MIT 2 – Região Rondonópolis e Primavera do Leste
MIT – 2.1 – (básico) Log Trans – 2019
MIT 2.2 (diferenciada) – Novo Horizonte – 2013
MIT 3 – Região Barra do Garças e Canarana
MIT 3.1 (básico) – (Rio Novo – 2024, mas depois de análise do Governo do Estado não foi habilitada)
MIT 3.2 diferenciada) – AM Transportes – 2022
MIT 4 – Região Vila Rica e São Félix do Araguaia
MIT 4.1 (básico) – Rio Novo ou AM – 2024 – Ainda haverá análise da comissão quanto a cumulação de mercados da Rio Novo (3.1) e (8.1)
MIT 4.2 (diferenciada) – Expresso Satélite Norte – 2019
MIT 5 – Região Cáceres e Pontes e Lacerda
MIT 5-1 (básico) –
MIT 5.2 (diferenciada) – Viação Juína – 2019
MIT 6 – Região de Juína e Tangará da Serra
MIT 6.1 (básica) – Viação Juína – 2019
MIT 6.2 (diferenciada) – 2024 – Suspenso aguardando Habilitação ou não da Real Expresso – Em 23/07/25 Lopesul foi desclassificada
MIT 7 – Região Alta Floresta e Guarantã do Norte
MIT 7.1 (básica) – Expresso Itamarati – 2022
MIT 7.2 (diferenciada) – Viação Novo Horizonte – 2013
MIT 8 – Região Sinop e Juara
MIT 8.1 (básica) – Rio Novo -2022
MIT 8.2 (diferenciada) – Expresso Satélite Azul (Mesmo grupo Satélite Norte) – 2022
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes