21 C
Rondonópolis
sábado, 26 julho - 07:49
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportes“Lote de 60 unidades em outubro em São Paulo”

“Lote de 60 unidades em outubro em São Paulo”


Prefeito da capital paulista apresentou a novidade em primeira mão para o repórter Adamo Bazani ainda na manhã desta sexta-feira (25) enquanto estava ainda na fábrica da Caio em Botucatu. Modelo vai equipar outras marcas de chassis, além do BYD

ADAMO BAZANI

Colaboraram Yuri Sena e Vinícius de Oliveira

Após receber a informação em primeira mão de forma exclusiva diretamente do prefeito de São Paulo Ricardo Nunes ainda na manhã desta sexta-feira, 25 de julho de 2025, o Diário do Transporte também divulga na frente também mais dados, vídeo e fotos inéditas do novo Caio e-Millennium BRT superarticulado, para configurações entre 21 metros e 23 metros.

Segundo o prefeito ao repórter Adamo Bazani, a partir de outubro de 2025 as primeiras unidades já estarão em circulação na cidade de São Paulo de um lote inicial de 60 veículos.

O ônibus noticiado pelo Diário do Transporte nesta sexta-feira vai operar pela Viação Campo Belo, mas outras empresas vão receber também o ônibus que traz não apenas um novo visual, mas apresenta modificações e inovações em relação ao e-Millennium que já opera.

O veículo divulgado nesta sexta-feira (25) é sobre chassis BYD D11, mas segundo o diretor e vice-presidente da Caio também ao Diário do Transporte, Maurício Lourenço da Cunha, o novo modelo é para plataformas de diferentes marcas.

VEJA ABAIXO DO VÍDEO E DO TEXTO AS NOVAS FOTOS, MAS É IMPORTANTE LER ANTES :

A cidade de São Paulo vai contar com um modelo inédito no País de ônibus elétrico “superatriculado” que também estará disponível para o mercado nacional e latino-americano.

E a novidade foi revelada, em primeira mão, de forma exclusiva ao Diário do Transporte nesta sexta-feira, 25 de julho de 2025, pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que está na fábrica da Caio, especializada em ônibus urbanos, em Botucatu, no interior de São Paulo.

Trata-se de um “superarticulado”, geração nova do e-Millennium, 100% elétrico: o e-Millennium BRT.

A unidade revelada pelo prefeito ao Diário do Transporte tem chassi e tecnologia BYD podendo receber carrocerias entre 21 m e 23 metros, com dois eixos traseiros, sendo um deles direcionais.

O modelo será incorporado ao sistema da capital paulista a partir de outubro e faz parte de um lote inicial de 60 unidades

O superarticulado apresentado é o primeiro de um lote de 60 unidades do modelo Caio Millennium eBRT, com chassi BYD e tecnologia de ponta. O veículo mede entre 21 e 23 metros e possui dois eixos traseiros, sendo um direcional, o que facilita manobras e reduz o diâmetro de giro. Além disso, o modelo se destaca por seus recursos de acessibilidade e segurança aprimorados em comparação ao articulado tradicional. – A nota completa você vê abaixo.

Nunes visitou a produção de ônibus elétricos e novos projetos tanto de veículos com este tipo de tração como a GNV e biometano, outra aposta da cidade para a redução da poluição atmosférica.

Acompanharam Nunes, o Secretário de Governo, Edson Aparecido; o Secretário de Mobilidade Urbana e Transporte, Celso Caldeira; e a Secretária Executiva de Informações e Monitoramento Estratégicos (SIME/SGM), Cibele Molina.  Receberam a comitiva da prefeitura executivos da fabricante, como o diretor e vice-presidente industrial, Maurício Lourenço da Cunha.

Segundo Cunha, ao Diário do Transporte, a primeira unidade tem chassis e tecnologia BYD, mas a carroceria é desenvolvida para diferentes marcas de plataformas.

Além de um novo design, o e-Millennium BRT traz inovações tecnológicas como sistemas de melhor acompanhamento das funções da interface entre chassis e tecnologia, iluminação otimizada e melhor distribuição interna de espaço para os passageiros. Houve também avanços quanto a visibilidade e ergonomia para o motorista.

O novo modelo já está com padrão SPTrans (São Paulo Transporte) e devem em breve circular pela cidade para o processo de aprovação da gerenciadora de transportes.

A capacidade do veículo pode se aproximar de 200 passageiros, entre sentados e em pé, e a promessa é que o modelo já esteja presente nos novos corredores BRT (Bus Rapid Transit) que estão sendo implantados na capital paulista.

Veja vídeo feito pelo prefeito Ricardo Nunes para o Diário do Transporte e mais fotos:

VEJA NOTA COMPLETA DA PREFEITURA:

Dois dias após entregar mais 120 ônibus elétricos para o sistema municipal de transporte público, o prefeito Ricardo Nunes apresentou nesta sexta-feira (25) o primeiro ônibus superarticulado 100% elétrico da capital, que será incorporado à frota a partir de outubro. Durante a visita à fábrica Caio Induscar, em Botucatu (SP), o prefeito também conheceu o projeto de produção de ônibus abastecidos com biometano — combustível renovável gerado a partir do tratamento de resíduos orgânicos —, reforçando o compromisso da gestão com a mobilidade de baixa emissão e o enfrentamento das mudanças climáticas.

“Quando retiramos um ônibus a diesel de circulação, são 35 mil litros de diesel a menos por ano na cidade”, afirmou o prefeito. “Vim até Botucatu para conhecer de perto a produção da Caio e ver como são fabricados os ônibus elétricos. Temos que valorizar as empresas nacionais e acompanhar essa tecnologia de perto”, completou.

Atualmente, o sistema municipal conta com 841 ônibus movidos a energia limpa nos modelos básico e padron — maior frota de coletivos não poluentes do país, segundo a plataforma internacional E-Bus Radar.

O superarticulado apresentado é o primeiro de um lote de 60 unidades do modelo Caio Millennium eBRT, com chassi BYD e tecnologia de ponta. O veículo mede entre 21 e 23 metros e possui dois eixos traseiros, sendo um direcional, o que facilita manobras e reduz o diâmetro de giro. Além disso, o modelo se destaca por seus recursos de acessibilidade e segurança aprimorados em comparação ao articulado tradicional.

O compromisso com a sustentabilidade também se reflete no projeto do primeiro Corredor Verde da cidade, que será implantado na Avenida Nove de Julho, com a modernização de 12 estações de embarque e desembarque nas paradas Getúlio Vargas, José Maria Lisboa, Estados Unidos e Guianas.

As novas Estações Sustentáveis que integram o Corredor Verde serão equipadas com tecnologias que combinam conforto urbano e responsabilidade ambiental. Entre as inovações estão: geração de energia limpa com certificação internacional (I-REC), brises vegetados com resfriamento evaporativo, pintura cerâmica refletiva para reduzir o calor, coleta seletiva, sensores climáticos para monitoramento do microclima e câmeras integradas ao programa Smart Sampa. As estações também terão painéis digitais com informações climáticas e de itinerários em tempo real. Além disso, cerca de 4.300 m² de canteiros centrais serão revitalizados com paisagismo e plantio de mudas, transformando o espaço urbano em um ambiente mais verde, inteligente e acolhedor.

Biometano
Durante a visita à fábrica, o prefeito também conheceu a infraestrutura para produção de ônibus movidos a biometano. “São Paulo vai ser exemplo para o Brasil e para o mundo com o nível de tecnologia que essa empresa nacional oferece”, declarou.

Na última quarta-feira, a Prefeitura publicou edital de chamamento público para fornecimento de biometano à frota municipal. O modelo de abastecimento é simples e eficiente: o gás renovável é produzido, canalizado e distribuído diretamente às garagens das empresas operadoras. Lá, os ônibus são abastecidos por meio de um bico de injeção, em um sistema similar ao dos veículos elétricos. O processo é automatizado e ocorre na própria garagem, dispensando deslocamentos externos e contribuindo para a redução das emissões de poluentes no transporte coletivo.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Yuri Sena





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments