27.1 C
Rondonópolis
sábado, 5 julho - 17:30
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesMais ataques a ônibus são registrados neste sábado (05) e, só na...

Mais ataques a ônibus são registrados neste sábado (05) e, só na capital, número já é de 260 depredações


Considerando a Grande São Paulo e Litoral, são mais de 500. Polícia ainda não tem respostas

ADAMO BAZANI

Colaborou Alexandre Pelegi

Mais ataques contra ônibus do transporte coletivo foram registrados entre a madrugada e a manhã deste sábado, 05 de julho de 2025.

Segundo a SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora dos transportes da cidade de São Paulo em resposta ao Diário do Transporte, foram três veículos atingidos por pedradas. Não há informações sobre feridos e a gestora ainda não detalhou os locais, linhas e empresas, mas atualizou o número total desde dia 12 de junho, quando começou a onda de ataques.

Segundo a gestora, são 260 coletivos vandalizados neste período.

Considerando os mais de 230 ônibus intermunicipais metropolitanos gerenciados pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Artesp, os municipais das cidades vizinhas da capital e os coletivos que circulam pelo litoral, já são mais de 500 ônibus depredados.

Entre a tarde e a noite desta sexta-feira (04), mais de 20 veículos foram danificados em São Paulo, Carapicuíba, Barueri, Taboão da Serra e Cotia, onde dois passageiros tiveram ferimentos sem gravidade.

O Diário do Transporte obteve as imagens do momento exato. Veja no link:

Além de Cotia, São Paulo, Osasco e Taboão, mais ataques a ônibus ocorrem em Barueri e Carapicuíba. Veja imagens de passageiros sendo atingidos

Em Cotia, um adolescente de 16 anos foi apreendido com um objeto feito de cano de PVC adaptado para lançar as perdas.

Apesar de apenas duas detenções até agora (em junho ocorreu uma Diadema), a Polícia Civil continua sem respostas concretas sobre as autorias, apesar de apontar como provável causa desafios entre jovens na Internet.

A megaoperação anunciada pela Polícia Militar refreou os casos (houve noites com cerca de 40 ações), mas não foi ainda capaz de zerar.

Veja abaixo a nota na íntegra da SPTrans sobre os novos ataques de sábado, 05 de julho de 2025:

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Urbana Transporte (SMT) e a SPTrans reiteram o repúdio aos atos de vandalismo registrados no sistema de transporte e seguem fornecendo todas as informações necessárias para auxiliar nas investigações. Desde o 12 de junho, as empresas operadoras relataram que 260 ônibus do sistema municipal foram depredados, incluindo três entre a madrugada e a manhã de sábado (5). Os atos aconteceram de forma distribuída por todas as regiões da cidade.

A SPTrans reforça a orientação para que as concessionárias comuniquem imediatamente todos os casos à Central de Operações e formalizem as ocorrências junto às autoridades policiais. Cabe ressaltar que a empresa é obrigada a encaminhar o veículo para manutenção, substituindo-o por outro da reserva técnica, que realizará a próxima viagem programada, garantindo a continuidade do serviço prestado aos passageiros. Caso isso não ocorra, a empresa é penalizada pela viagem não realizada.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Alexandre Pelegi





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments