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Mais cidades da Grande São Paulo devem anunciar nesta semana decisões sobre aumento de tarifas de ônibus


Ente as que já bateram o martelo estão Taboão da Serra, Santo André, Osasco, Barueri, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Suzano, Itaquaquecetuba

ADAMO BAZANI

Mais cidades da Grande São Paulo devem anunciar nesta semana ou, no mais tardar na segunda semana de 2025, as decisões sobre se reajustam ou mantém as tarifas de ônibus.

A perspectiva, na maior parte dos municípios, é de reajuste por vários motivos, desde os mais técnicos, como o cumprimento dos contratos com as empresas de transportes e a necessidade de equilibrar as contas públicas não criando ou ampliando subsídios, e as razões de cunho político. As eleições municipais passaram, em 2025 não haverá pleito estadual, então é o momento que os prefeitos encontram para tomar decisões impopulares.

Entre as cidades que devem ter definições em breve estão São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Guarulhos e Embu das Artes.

Ao todo, a Região Metropolitana de São Paulo possui 21 milhões de pessoas (incluindo a capital com 12 milhões) e é formada por 39 municípios.

AS QUE JÁ DEFINIRAM:

Diversas cidades da Grande São Paulo já definiram os reajustes nos valores das tarifas de ônibus para serem aplicados entre o final deste mês de dezembro de 2024 e início de janeiro de 2025. Entre estes municípios estão Santo André, Osasco, Barueri, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Suzano, Itaquaquecetuba. Destas cidades, a mais cara é Santo André, que cobrará R$ 5,90 pela tarifa comum e R$ 7,25 pelo Vale-Transporte

Já Taboão da Serra, também na região metropolitana de São Paulo, subiu neste sábado, 28 de dezembro de 2024, a passagem para R$ 5,80.

Enquanto isso, na capital paulista, a Justiça determinou que o prefeito Ricardo Nunes explique em 48 horas o reajuste de R$ 4,40 para R$ 5, que entra em vigor em 06 de janeiro de 2025. O Tribunal de Justiça atendeu parcialmente um grupo de parlamentares que alega que faltou a apresentação de estudos técnicos que justificassem o reajuste.

*REAJUSTES JÁ DECRETADOS NOS SEGUINTES SISTEMAS DE TRANSPORTES:*

*Capital Paulista (Ônibus Municipais SPTrans) – a partir de 06/01/2025:*

De R$ 4,40 para R$ 5 e Vale-Transporte para R$ 5,40

*Metropolitanos (Governo de São Paulo):*

Trilhos: De R$ 5,00 para R$ 5,20 e Vale Transporte para R$ 5,70

EMTU (Ônibus/Trólebus/VLT): Com reajuste, tarifas variam de acordo com as linhas

*Taboão da Serra – a partir de 28/12/2024*

De R$ 5,30 para R$ 5,80

*Suzano – a partir de 29/12/2024*

De R$ 5,30 para R$ 6,00

*Itaquaquecetuba – a partir de 01/01/205*:

De R$ 5,10 para R$ 5,80 pelo cartão de transporte da cidade,

De R$ 5,30 para R$ 6 em dinheiro e

De 6,30 para  R$ 6,80 no Vale-Transporte

De R$ 2,55 para R$ 2,90 na modalidade estudante

*Osasco – a partir de 02/01/2025*

De R$ 5,30 para R$ 5,80

*Carapicuíba– a partir de 02/01/2025*

De R$ 5,30 para R$ 5,80

*Barueri – a partir de 02/01/2025*

De R$ 5,30 para R$ 5,80

*Itapevi – a partir de 02/01/2025*

De R$ 5,30 para R$ 5,80

*Jandira– a partir de 02/01/2025*

De R$ 5,30 para R$ 5,80

*Santo André – a partir de 06/01/2025*

De R$ 5,70 para R$ 5,90 e Vale-Transporte de  R$ 7,00 para R$ 7,25

ÔNIBUS DA CAPITAL PAULISTA:

SPTrans:

Depois de quatro anos de congelamento, a tarifa dos ônibus municipais da capital paulista gerenciados pela SPTrans (São Paulo Transporte) subirá à 00h de 06 de janeiro de 2025, de R$ 4,40 para R$ 5, aumento de 13,6%. As integrações com os trilhos e as outras modalidades do Bilhete Único também terão reajuste. O mais recente reajuste tinha sido em janeiro de 2020, quando o valor tinha passado de R$ 4,30 para R$ 4,40. No caso da modalidade Vale-Transporte, comprada pelos empregadores aos funcionários, o preço será de R$ 5,49

TRANSPORTES METROPOLITANOS:

Trem e Metrô:

A partir de 00h de 06 de janeiro de 2025 de R$ 5 para R$ 5,20, aumento de 4%. O mais recente reajuste tinha sido em janeiro de 2024, quando o valor tinha ido de R$ 4,40 para R$ 5 depois de três anos de congelamento. As integrações com os ônibus municipais da capital paulista (SPTrans) e as demais modalidades, como tarifas temporais, também têm reajuste. Isso vale para as linhas de operação pública (CPTM e Metrô) e de operação privada (ViaMobilidade e ViaQuatro)

EMTU:

As tarifas metropolitanas intermunicipais também terão reajuste. Os valores variam de acordo com o tipo de linha (seletiva ou comum) e extensão nas regiões metropolitanas de São Paulo, no Corredor ABD (ônibus e trólebus) e no VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Baixada Santista. As regiões metropolitanas compreendem municípios da Grande São Paulo, Sorocaba e vizinhos, Campinas e vizinhos, Baixada Santista e Litoral Norte e Vale do Paraíba.

INTEGRAÇÕES:

Se as tarifas únicas comuns de ônibus da capital paulista (SPTrans) e de trilhos (Metrô/CPTM/ViaQuatro e ViaMobilidade) sobem no dia 06 de janeiro de 2025, as demais tarifas atreladas dos sistemas de transportes também terão reajuste.

Planilha enviada pela Prefeitura de São Paulo à Câmara Municipal revela os valores.

A tarifa de integração entre ônibus municipal (SPTrans) e trilhos vai para R$ 8,90 na modalidade comum.

O Vale-Transporte, comprado pelos empregadores aos funcionários, será de R$ 5,49.

A integração entre ônibus municipal de São Paulo e trilhos vai para R$ 10,71 na modalidade Vale-Transporte.

O bilhete do madrugador e as modalidades temporais do Bilhete Único, como diário, semanal e mensal, sobem também.

Veja os detalhes:

Vale-Transporte dos Trilhos irá para R$ 5,70 a partir de 06 de janeiro de 2025 e tarifa comum para R$ 5,20. Integração com ônibus pelo em Jandira, Barueri e Itapevi com valores definidos

Em mensagem a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), a gestão do Governador Tarcísio de Freitas detalhou as novas tarifas do sistema metroferroviário e das integrações entre ônibus de diferentes cidades e trilhos na região metropolitana que entram em vigor a partir de 06 de janeiro de 2025.

*Vale-Transporte*

A tarifa do Vale-Transporte, paga pelos empregadores aos funcionários, passará para R$ 5,70 nos trens e metrô pelo Cartão TOP. A tarifa comum será de R$ 5,20. Há vários anos, o Vale-Transporte é mais caro que a modalidade comum.

No caso dos ônibus da capital paulista, gerenciados pela SPTrans (São Paulo Transporte), enquanto a tarifa comum vai para R$ 5, a do Vale-Transporte será de R$ 5,49 a partir de 06 de janeiro de 2025.

O Governo do Estado também publicou os novos valores de *integrações entre ônibus e trilhos em cidades como São Paulo Jandira, Barueri e Itapevi*.

*São Paulo*: Pelo Bilhete Único, usar SPTrans e trilhos vai passar para R$ 8,90 na modalidade comum e R$ 10,71 pelo Vale-Transporte

*Jandira, Barueri e Itapevi*: Já pelo Cartão BENFÁCIL, em Jandira, Barueri e Itapevi, a integração entre os ônibus da Benfica e o trem passará para R$ 9,00 na modalidade e, no caso da integração entre a linha 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade, e a linha I-27 (Estação Cimenrita / Estação Amador Bueno), de ônibus da Benfica, o valor será de R$ 5,20.

*Madrugador*: A Tarifa do Madrugador, para quem usa o sistema de trilhos passará de R$ 4,40 para R$ 4,60 na modalidade comum sem integração e para R$ 5,10 no Vale-Transporte. Para ter direito a Tarifa do Madrugador, basta acessar qualquer linha de metrô entre 4h40 e 6h15, utilizando Bilhete Único comum ou Vale Transporte. A Tarifa do Madrugador também é válida na rede de trens metropolitanos, entre 4h e 5h35.

*Temporais e Fidelidade*: Também terão novos valores a partir de 06 de janeiro de 2025, as modalidades temporais do Cartão TOP, como Mensal e Comum, e o “Fidelidade”, quando o uso é exclusivo nos trilhos, com oito, 20 ou 50 viagens.

NOVO SECRETÁRIO DE TRANSPORTES DE RICARDO NUNES:

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, nesta quinta-feira, 26 de dezembro mesmo dia que anunciou o aumento da tarifa de ônibus para R$ 5 em 06 de janeiro de 2025, apresentou quem será o novo secretário de transportes a partir de 1º de janeiro: o economista Celso Jorge Caldeira.

Na apresentação, em um vídeo feito ao lado do novo titular da pasta, até então ocupada por Gilmar Pereira Miranda, o prefeito destacou a experiência do economista na área de transportes.

Nunes ainda destacou o tamanho do sistema de ônibus na cidade de São Paulo.

Já Gilmar Pereira Miranda continua à frente de mobilidade e trânsito na nova gestão de Ricardo Nunes.

Com isso, mais uma vez, a gestão do trânsito e do sistema de ônibus se separam.

A Secretaria de Mobilidade e Trânsito, sob responsabilidade Gilmar Pereira Miranda, é responsável pela CET (Companhia de Engenheira de Tráfego), e de Transportes, que fica com a SPTrans (São Paulo Transporte), que inclusive corre o risco de acabar na nova gestão Nunes.

Em nota, a prefeitura detalhou o currículo do novo secretário

Celso Jorge Caldeira é economista, formado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com ampla experiência em gestão pública e ênfase no transporte coletivo de passageiros.

Na Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, esteve à frente da Coordenadoria de Transporte Coletivo (CTC), responsável pela gestão, coordenação, articulação e acompanhamento da execução da política estadual de transportes metropolitanos de passageiros nas regiões metropolitanas do Estado, abrangendo os sistemas metroferroviário operado pala Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Companhia do Metropolitano de São Paulo (METRÔ), bem como de ônibus, VLT, trólebus e demais modais de interesse metropolitano, sob a gestão da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP).

O economista Caldeira tem ampla experiência em concessões públicas, monitoramento de operações e contratos, fiscalização, regulação e análise de indicadores de desempenho, visando a eficiência na gestão e a melhoria na prestação dos serviços públicos.

Atuou também como membro do Comitê de Elegibilidade e Aconselhamento do Conselho de Defesa dos Capitais do Estado de São Paulo (CODEC) e como coordenador da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP), órgão responsável pela implantação, gestão, monitoramento, acompanhamento, fiscalização e regulação de todos os contratos com a iniciativa privada, no âmbito da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, envolvendo as linhas metroviárias.

Adamo Bazani, jornalista especialziado em transportes

 





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