Publicado em: 20 de novembro de 2024
Sistema lançado em 2021 já facilitou mais de 130 milhões de viagens em toda a rede de transporte público da capital russa
ALEXANDRE PELEGI
O sistema de metrô de Moscou anunciou a expansão de seu sistema de pagamento biométrico para incluir estudantes. Agora, mais de 550.000 estudantes podem usar a tecnologia de reconhecimento facial para pagar suas passagens no metrô e no Moscow Central Circle (MCC), Círculo Central de Moscou, linha metropolitana de 54 quilômetros de comprimento que circunda a histórica capital.
O sistema, que foi lançado em 2021, já facilitou mais de 130 milhões de viagens para quase 400.000 passageiros em toda a rede de transporte público de Moscou.
O vice-prefeito de Moscou para Transporte e Indústria, Maksim Liksutov, destacou a conveniência e segurança deste método de pagamento avançado: “O pagamento biométrico é uma tecnologia desenvolvida na Rússia com segurança de nível bancário, garantindo que todos os dados dos passageiros sejam criptografados. Nenhum cartão, telefone ou carteira é necessário para passar pelas catracas“.
O sistema de pagamento biométrico está disponível em todas as estações de metrô e MCC, e em algumas estações nos Moscow Central Diameters (MCD), em português “Diâmetros Centrais de Moscou”, trens metropolitanos que atendem os subúrbios.
Os estudantes podem ativar facilmente este serviço em sua conta pessoal no aplicativo “Moscow Metro”. O aplicativo também fornece acesso conveniente à vinculação do cartão de residente de Moscou, compras de passes online e rastreamento do histórico de viagens.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes