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Mais ônibus são atacados nesta sexta (08) em São Paulo. Artesp atualiza os dados e setor de transportes reforçam preocupação em nível nacional


Os ataques a ônibus em São Paulo continuaram ao longo desta sexta-feira, 08 de agosto de 2025, ampliando não apenas o número de ações, mas a preocupação de todo o setor, em nível nacional, inclusive. Já são mais de 1.110 casos desde o início da onda de depredações em todo o Estado, sendo mais de 600 na capital

ADAMO BAZANI

Colaborou Arthur Ferrari

Entre os casos da manhã desta sexta-feira, um ocorreu na Av. Sapopemba, perto do n° 3465, na região da Vila Prudente. O ônibus prefixo 52735, da empresa Via Sudeste, que fazia a linha 3141-10 São Mateus / Term. Pq. D. Pedro II foi atingido por uma pedrada, pouco antes de 10h30.

Na Av. João XXIII, perto do n° 1250, na região Vila Formosa, outro ônibus também da Via Sudeste, foi depredado. O veículo 52918 fazia a linha 574J-10 Metrô Conceição / Term. Vl. Carrão.

LIDERANÇAS DOS TRANSPORTES FALAM QUE PREOCUPAÇÃO É NACIONAL DO SETOR, APESAR DE OS CASOS TEREM SIDO REGISTRADOS EM SÃO PAULO E DESTACAM A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO DIÁRIO DO TRANSPORTE AO NOTICIAR O “HARDNEWS” E O FACTUAL

Com os novos ataques desta sexta-feira subiu para 616 o total de ônibus vandalizados desde 12 de junho de 2025, data considerada pela Polícia Civil como início da onda e que coincide com o mesmo dia em que foi assinada uma portaria pela prefeitura de São Paulo para possibilitar a transferência de contratos entre a Transwolff, que opera na zona Sul e é investigada por suspeita de ligação com a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). A direção da empresa nega. A Polícia confirmou que esta é uma das linhas de investigação.

*METROPOLITANOS – INTERMUNICIPAIS E VIZINHAS DA CAPITAL + LITORAL*

A Artesp (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado de São Paulo), que entre outras atribuições, gerencia os ônibus metropolitanos, função que era da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), atualizou ao pedido do Diário do Transporte, nesta quinta-feira, 07 de agosto de 2025, o número de ataques aos veículos do sistema que liga as cidades que integram a Grande São Paulo.

Segundo a gerenciadora, desde 1º de junho de 2025, foram 322 ônibus atacados, a maioria na onda de depredações que ainda segue sem nenhum esclarecimento de fato pela Polícia Civil.

Além da capital, a Grande São Paulo possui 38 cidades. Quase metade deste total de vandalismo contra ônibus metropolitanos ocorreu na região do ABC, onde foram registradas 122 ações. São sete cidades. Destas, no ABC, as maiores incidências foram em São Bernardo do Campo, Diadema e Santo André, municípios, inclusive, atendidos pelo Corredor ABD de ônibus e trólebus.

Somando os 616 do sistema SPTrans (cidade de São Paulo), os 322 do sistema Artesp (metropolitanos na Grande São Paulo) e 189 entre municipais das cidades vizinhas da capital e que circulam pelo Litoral, onde também foram registrados casos, na onda de ataques, que na próxima terça-feira, 12 de agosto de 2025, completa dois meses, chega a ao menos 1.127 (MIL CENTO E VINTE E SETE) ônibus atacados.

Apesar de número de ocorrências diárias ter reduzido em relação ao pico da onda (houve períodos com mais de 50 ataques em menos de 24 horas), o total ainda está acima do padrão habitual de vandalismo.

Mas não é isso apenas que assusta. É a falta de resposta por parte da Polícia Civil a respeito das reais motivações e prisões de eventuais mandantes.

A onda de ataques foi revelada PELO DIÁRIO DO TRANSPORTE E AS PRINCIPAIS LIDERANÇAS DO SETOR RECONHECERAM ESTA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO SITE, para os passageiros, empresas e gestores públicos.

LIDERANÇAS DOS TRANSPORTES FALAM QUE PREOCUPAÇÃO É NACIONAL DO SETOR, APESAR DE OS CASOS TEREM SIDO REGISTRADOS EM SÃO PAULO E DESTACAM A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO DIÁRIO DO TRANSPORTE AO NOTICIAR O “HARDNEWS” E O FACTUAL

O diretor executivo da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), Francisco Christovam, conversou em 06 de agosto de 2025, com o Diário do Transporte e a Rádio ABC e disse que, apesar de os casos, nesse momento ocorrerem em São Paulo, a preocupação é nacional, tratando-se de um problema de segurança pública que afeta o desempenho dos transportes. Muito mais que isso, de acordo com Christovam, são as vidas colocadas em risco.

As empresas cobram mais segurança. O representante das companhias diz que, além de serem ataques a ônibus, tratam-se de ataques aos cidadãos, e que os responsáveis precisam ser severamente punidos dentro da lei.

Relembre:

Em artigo, ainda de meados de julho e enviado ao Diário do Transporte, o presidente da Fetpsp, federação que reúne as viações no Estado de São Paulo, Mauro Herszkowicz, também disse que, em contatos com empresários de outros estados, a preocupação pé nacional também, porque nada garante que ondas semelhantes possam ocorrer em diferentes partes do País.

Segundo o dirigente, a falta de respostas das autoridades de Segurança Pública é uma das principais aflições das companhias de transportes e, acima de tudo, quem está na linha de frente: passageiros e trabalhadores do setor.

Relembre:

MESMO COM “VOLTA A QUASE NORMALIDADE”, SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA PERSISTE

Houve uma queda no número de ocorrências diárias. Nos picos de ataque, em junho, alguns dias registraram até mais de 50 ônibus depredados em menos de 24 horas.

Após uma série de prisões e da exposição dos casos, o total começou a cair e hoje se aproxima da média diária de “vandalismo atual” que os transportes sofrem.

Mas, além de estar ainda ligeiramente maior, a falta de esclarecimento por parte da Polícia Civil acerca das motivações das ondas de depredações são elementos que fazem com que até o momento, mesmo com a volta a quase normalidade, a sensação de insegurança continue.

A prisão considerada até o momento mais importante pelo Deic (Departamento de Investigações Criminais), da Polícia Civil, foi noticiada pelo Diário do Transporte: Edson Aparecido Campolongo, de 68 anos, foi preso após investigações em 22 de julho de 2025. No dia seguinte, o irmão de dele, Sérgio, de 56 anos, que foi delatado por Edson, se entregou e foi preso também. A Polícia tinha mandados de prisão expedidos pela Justiça.

Segundo a Polícia, o funcionário público do Estado confessou 18 ataques, sendo um deles na capital, que resultou numa criança de 10 anos ferida, e a maior parte, 16 casos, ocorreu no ABC Paulista.

Aos policiais, Campolongo disse que a motivação não teria nada a ver com transportes e que suas ações seriam em protesto contra a situação do País. A Polícia não acreditou.

No mesmo dia da prisão, o diretor do Deic, delegado Ronaldo Sayeg, em entrevista coletiva, disse que as hipóteses de desafios por jogos online na internet e disputas no sindicato dos trabalhadores tinham sido praticamente descartada.

OUÇA – COMPLETO: Polícia descarta “jogos de desafios pela internet” como motivação da onda de ataques a ônibus, minimiza possibilidade de disputa sindical e reforça hipótese de empresas

Considerada pela Polícia como início da onda de ataques, 12 de junho de 2025, é a mesma data em que o secretário de transportes da cidade, Celso Caldeira, assinou uma portaria que criou um Grupo de Trabalho que transfere o contrato da empresa Transwolff, investigada por suposta ligação com a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) para outra companhia, a Sancetur, da família de Nabil Abi Chedid, do interior de São Paulo. A tese considerada pela Polícia reforça a apuração feita pelo Diário do Transporte.

Veja aqui:

PCC, Onda de Ataques a Ônibus, Transwolff e Sancetur: depredações em massa começam no mesmo dia em que prefeitura assina despacho que viabiliza transferência de contratos – VEJA DOCUMENTO

O Deic, oficialmente, por meio do diretor do Departamento, Ronaldo Sayeg, disse que sim, esta é uma das linhas de investigações, o descontentamento de empresas supostamente coordenadas por pessoas que teriam ligação com o crime organizado, mas que ainda não é possível fazer uma relação entre a maior parte dos casos e os atos administrativos sobre contratos.

Nesta semana, policiais do Deic que atuam nas investigações reforçaram que esta é ainda uma das principais teses.

EXTERNALIDADES E NÃO SÃO “CASINHOS”: Artigo do Diário do Transporte de 04 de agosto der 2025, reportou a importância do jornalismo factual (hardnews) na cobertura dos interesses do setor de transportes, debateu justamente as externalidades, destacando que, ao relatar casos que parecem “pequenos” e “isolados”, com responsabilidade, a mídia, principalmente a especializada, ajuda a construir entendimentos e soluções para situações mais amplas. Os ataques estão neste contexto.

Relembre:

LIDERANÇAS DOS TRANSPORTES FALAM QUE PREOCUPAÇÃO É NACIONAL DO SETOR, APESAR DE OS CASOS TEREM SIDO REGISTRADOS EM SÃO PAULO E DESTACAM A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO DIÁRIO DO TRANSPORTE AO NOTICIAR O “HARDNEWS” E O FACTUAL

O diretor executivo da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), Francisco Christovam, conversou em 06 de agosto de 2025, com o Diário do Transporte e a Rádio ABC e disse que, apesar de os casos, nesse momento ocorrerem em São Paulo, a preocupação é nacional, tratando-se de um problema de segurança pública que afeta o desempenho dos transportes. Muito mais que isso, de acordo com Christovam, são as vidas colocadas em risco.

As empresas cobram mais segurança. O representante das companhias diz que, além de serem ataques a ônibus, tratam-se de ataques aos cidadãos, e que os responsáveis precisam ser severamente punidos dentro da lei.

Relembre:

Em artigo, ainda de meados de julho e enviado ao Diário do Transporte, o presidente da Fetpsp, federação que reúne as viações no Estado de São Paulo, Mauro Herszkowicz, também disse que, em contatos com empresários de outros estados, a preocupação pé nacional também, porque nada garante que ondas semelhantes possam ocorrer em diferentes partes do País.

Segundo o dirigente, a falta de respostas das autoridades de Segurança Pública é uma das principais aflições das companhias de transportes e, acima de tudo, quem está na linha de frente: passageiros e trabalhadores do setor.

Relembre:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes





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