Publicado em: 21 de julho de 2025
Crime ocorreu na Praça João Mendes no fim da manhã. Ninguém se feriu
ADAMO BAZANI
Colaborou Yuri Sena
Um homem foi detido em flagrante por volta de 11h20 desta segunda-feira, 21 de julho de 2025, na região da Praça João Mendes, no centro da capital paulista, após, segundo motoristas, atacar ônibus.
De acordo com as primeiras informações recebidas pelo Diário do Transporte logo em seguida da ocorrência, o suspeito estava jogando pedras contra ônibus e atingiu um deles, um coletivo da empresa Mobibrasil, quebrando o último vidro traseiro logo perto da porta.
O suspeito então correu para outra direção e, ainda de acordo com estes primeiros relatos, embarcou em um outro ônibus, da empresa Viação Grajaú.
O motorista reconheceu o suspeito e procurou ajuda, sendo orientado pela garagem a parar o ônibus caso fosse avistada uma viatura, enquanto o monitoramento da viação prestava apoio e reforçava a comunicação com as forças de policiamento.
Passageiros do ônibus atacado chegaram a filmar o suspeito atravessando a rua.
O condutor do ônibus para onde foi o homem localizou nas imediações uma viatura da Guarda Civil Metropolitana, parou, chamou os agentes da GCM e o suspeito foi detido em flagrante, sendo reconhecido com auxílio de testemunhas e do vídeo.
O caso está em andamento.
Desde 12 de junho de 2025, foram ao menos 525 ônibus atacados na capital paulista e, considerando outros sistemas de transportes, como os intermunicipais da Artesp (ex-EMTU) e os municipais dentro das 38 cidades vizinhas da capital, além de Litoral, forma mail de mil.
Ao menos 10 pessoas foram detidas, mas em ocorrências diferentes e a polícia ainda não esclareceu as motivações e nem chegou a possíveis mandantes.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Yuri Sena