Publicado em: 30 de outubro de 2025

Cerca de 200 agentes do IMMU atuarão no controle do tráfego e na organização de desvios próximos aos seis cemitérios da capital durante o feriado de 2 de novembro
YURI SENA
A Prefeitura de Manaus vai reforçar a operação de transporte coletivo e trânsito neste domingo, 2 de novembro, feriado de Finados. O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) determinou o envio de 170 ônibus para atender a população que se deslocará aos seis cemitérios da capital. O principal foco será o cemitério Nossa Senhora Aparecida, localizado no Tarumã, zona Oeste.
Os veículos que atenderem os cemitérios estarão devidamente identificados com cartazes no para-brisa, informando o destino. No Tarumã, haverá 15 ônibus extras e duas linhas especiais criadas exclusivamente para a data:
Linha 500 – Novo Israel / Cemitério Tarumã
Linha 901 – T4-T5 / Av. Cel. Teixeira / Cemitério Tarumã / T. Tapajós
Algumas rotas também terão mudanças temporárias. As linhas 542 e 678 seguirão pela avenida do Turismo, fazendo retorno após o cemitério Tarumã antes de retomarem o itinerário normal. Já os terminais de bairro das linhas 120, 450 e 542 serão transferidos para a avenida do Turismo, próximo à empresa Faber Castell.
Outros cemitérios da cidade também receberão reforço de frota. As linhas 001, 002, 100, 101, 116, 119, 129, 110 e 112 atenderão o cemitério Santa Helena, no São Raimundo; enquanto as linhas 004, 010, 625, 704, 705 e 711 terão reforço para o cemitério São Francisco, no Morro da Liberdade. No bairro Colônia Antônio Aleixo, o cemitério Santo Alberto será atendido pelas linhas 085 e 604.
Além do reforço no transporte público, o IMMU mobilizará 203 agentes de trânsito e fiscais de transporte para organizar o tráfego nos entornos dos cemitérios. As interdições começam à meia-noite de domingo (2/11).
No cemitério São João Batista, a rua Maceió ficará bloqueada no sentido bairro/Centro entre as ruas Domingos Lima e Álvaro Botelho Maia. O desvio será feito pelas avenidas Joaquim Gonzaga Pinheiro e Álvaro Maia. Durante a celebração de missas, o trecho no sentido Centro/bairro também será interditado.
Na região do cemitério Tarumã, os retornos em frente ao local estarão fechados, e agentes atuarão na avenida do Turismo para orientar os condutores. Já no cemitério São Francisco, a avenida Coronel Pedro de Souza ficará interditada entre as ruas Brasília e São Benedito.
O IMMU também fará o monitoramento do trânsito nos demais cemitérios, garantindo maior fluidez e segurança durante as homenagens do Dia de Finados.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


