Publicado em: 4 de setembro de 2025
Segundo a prefeitura, resultado se deve a integração entre forças de segurança, uso de tecnologia e monitoramento em tempo real
ARTHUR FERRARI
Pela primeira vez em décadas, Manaus (AM) alcançou o feito de registrar um mês inteiro sem ocorrências de assaltos em linhas de ônibus urbanos. O resultado, referente a agosto de 2025, é atribuído pela prefeitura a uma ação conjunta entre o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), a Guarda Municipal — por meio da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) — e demais forças de segurança pública.
A estratégia combinou mapeamento de áreas críticas, compartilhamento diário de informações com órgãos policiais e patrulhamento focado em pontos e horários mais vulneráveis. Terminais e estações de transferência receberam reforço de agentes, enquanto operações táticas foram intensificadas em rotas de maior circulação. Além disso, investigações de inteligência possibilitaram a desarticulação de grupos especializados em crimes dentro do transporte.
Segundo o diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, “esse resultado não é fruto do acaso, mas sim de planejamento, investimento e, acima de tudo, compromisso com a segurança do cidadão manauara. Seguiremos aprimorando nossas estratégias para que esse marco não seja uma exceção, mas, sim, a nova realidade do transporte coletivo em Manaus”.
Os números refletem uma mudança significativa em relação a anos anteriores. Em 2018, mais de 1.200 casos foram registrados em doze meses, enquanto em 2021 houve períodos com mais de cem ocorrências em apenas um mês. O avanço já vinha sendo percebido em junho e julho de 2025, quando a média mensal caiu para 13 registros, até atingir a marca inédita de zero em agosto.
Para o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Alberto de Siqueira, “esse resultado histórico é a prova de que a integração funciona. A atuação da Romu tem crescido para dar apoio à segurança pública e auxiliar as demais forças de segurança, seja com patrulhamentos ostensivos, operações táticas ou ações de inteligência. Para nós, é muito gratificante ver que o trabalho diário da Guarda Municipal tem dado resultado. Essa conquista só é possível porque temos um prefeito comprometido com a segurança da população. O prefeito David Almeida tem dado todo o apoio necessário para que a Guarda Municipal avance em estrutura e efetividade. O resultado da integração entre os órgãos tem sido um sucesso, e seguiremos fortalecendo essa união em benefício da população manauara”.
O presidente do Sinetram, César Tadeu Teixeira, avaliou que “esse resultado é fruto de um trabalho conjunto que alia tecnologia, integração e compromisso com a população. O transporte coletivo de Manaus vive um novo momento, mais seguro e moderno, e seguimos firmes para manter esse padrão”.
Segundo a Prefeitura, a expectativa é consolidar políticas permanentes de prevenção, assegurando a continuidade da queda dos índices criminais e garantindo mais segurança para os cerca de 500 mil passageiros que dependem diariamente do transporte coletivo na capital amazonense.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte