24.9 C
Rondonópolis
domingo, 11 maio - 19:36
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesMarcelo Lima sanciona PL que prevê mototáxi em São Bernardo do Campo...

Marcelo Lima sanciona PL que prevê mototáxi em São Bernardo do Campo (SP) que vira lei, mas só depois de 120 dias – ENTENDA


De acordo com a sanção, haverá a regulamentação com as regras para empresas de aplicativo e motociclistas. Até a definição das regras, proibição continua

ADAMO BAZANI

Colaborou Yuri Sena

O prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Marcelo Lima, sancionou o Projeto de Lei nº 18/2025, do vereador Ary de Oliveira (PRTB), que prevê as atividades de mototáxi na cidade. Mas os serviços só poderão ser oferecidos depois de 120 dias. A publicação ocorreu nesta sexta-feira, 14 de fevereiro de 2024. Até então, continuam proibidos, muito embora, são oferecidos por empresas de aplicativo.

Em 10 de fevereiro de 2025, por exemplo, uma mototáxi bateu contra um micro-ônibus do sistema municipal. A passageira da moto, que ficou ferida, disse que chamou a corrida pelo aplicativo 99. A empresa, por sua vez, não confirmou ter intermediado a viagem. Relembre:

Com a sanção, o PL se tornou a lei 7.374, de fevereiro de 2025, que altera uma lei de 2001 (4.974/2001) sobre táxis e transporte individual remunerado na cidade, incluindo a existência de mototáxis, não prevista na lei de 24 anos atrás.

Uma lei de 2024 (6831/2024) proibia explicitamente os mototáxis.

Mas antes de as motos com transporte remunerado receberem a permissão de rodar em São Bernardo do Campo (SP), é necessário que haja regulamentação da lei 7.374/2025, publicada por Marcelo Lima nesta sexta-feira, 13 de fevereiro de 2025. Por enquanto, as mototáxis continuam proibidas, como diz o texto oficial.

“Art. 233 B –Poder Executivo Municipal deverá regulamentar a matéria prevista na nesta Lei em até 120 (cento e vinte) dias de sua publicação. Parágrafo único. Até que seja regulamentada a referida matéria, ficam suspensas as atividades dos serviços de mototáxi no município” (NR).

Segundo ainda a publicação oficial, “as empresas de aplicativo de transporte individual de passageiros deverão habilitar-se junto ao Poder Executivo Municipal”.

Para isso, empresas como 99 e Uber devem encaminhar um pedido de habilitação à STMI (Secretaria de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura), de São Bernardo do Campo.

Uma comissão específica nesta secretaria vai analisar os pedidos.

A cidade de São Bernardo do Campo tem uma população estimada de 840 mil habitantes, sendo a quarta mais populosa do Estado de São Paulo, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ficando apenas atrás da capital paulista (11,6 milhões), Guarulhos (1,3 milhão) e Campinas (1,1 milhão).

Os transportes públicos em São Bernardo do Campo são operados pela empresa BR7 Mobilidade, que atende, segundo a prefeitura, em torno de 220 mil pessoas em 62 linhas e pouco mais de 400 ônibus. Os transportes intermunicipais são servidos por linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) em vias comuns e no Corredor ABD (de ônibus e trólebus). Não há sistema de trilhos na cidade.

Veja a publicação oficial:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Yuri Sena





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments