Publicado em: 5 de agosto de 2025
Empresa conquista o 1º lugar em Processos de Inovação e figura entre as mais bem colocadas em outras categorias da premiação regional
YURI SENA
A Marcopolo foi reconhecida no ranking Campeãs da Inovação 2025 como uma das empresas mais inovadoras da região Sul do Brasil. A premiação é promovida pelo Grupo AMANHÃ em parceria com o IXL-Center, vinculado ao Global Innovation Management Institute (GIMI).
Entre os destaques da fabricante de carrocerias de ônibus está a conquista do 1º lugar na categoria Processos, que avalia a estrutura e a gestão da inovação nas empresas. A Marcopolo também ficou em 2º lugar entre as empresas mais inovadoras do Rio Grande do Sul, em 3º na categoria Recursos — que analisa o uso de investimentos e talentos voltados à inovação — e na 6ª posição no ranking geral da região Sul.
A empresa conta com uma área dedicada à inovação, a Marcopolo Next, que desenvolve projetos por meio de parcerias com startups, universidades e instituições como USP, ITA, SENAI e SEBRAE. Programas como o GO³ Intra, de incentivo ao intraempreendedorismo, e o GO³ Open, voltado à inovação aberta, conectam desafios internos a soluções externas e estimulam a criação de novos negócios por colaboradores.
Um dos projetos desenvolvidos a partir dessa estrutura é o Marcopolo NOMADE, motorhome 4×4 automático, produzido de fábrica e lançado em novembro de 2024 na Expo Motorhome.
A iniciativa foi uma das selecionadas dentro do programa GO³ Intra e passou por um processo de aceleração com estudos técnicos, pesquisas de mercado e validação com potenciais consumidores.
O desenvolvimento do veículo incluiu imersões em eventos e fabricantes nos Estados Unidos e participação em feiras especializadas no Brasil. O projeto segue em fase de testes, com acompanhamento da equipe responsável.
A metodologia de inovação da empresa envolve também o MVP – Marcopolo Venture Partners, programa que já envolveu mais de mil colaboradores em ações de cocriação e desenvolvimento de soluções voltadas à mobilidade.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte