21.7 C
Rondonópolis
quarta-feira, 10 dezembro - 04:52
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesMarcopolo inicia roadshow nacional dos novos ônibus Viaggio G8 900 e 1050...

Marcopolo inicia roadshow nacional dos novos ônibus Viaggio G8 900 e 1050 com motor dianteiro


Modelos são voltados para operações de fretamento e turismo e ampliam o portfólio rodoviário da fabricante

YURI SENA

A Marcopolo deu início a um roadshow nacional para apresentar os novos modelos Viaggio G8 900 e Viaggio G8 1050 com motor dianteiro. A ação percorre diferentes regiões do país e reforça a estratégia da fabricante de ampliar sua oferta para os segmentos de fretamento, turismo e linhas regulares de curta e média distância.

Os dois modelos complementam a gama rodoviária da Geração 8, que já inclui versões como Ideale 800, Viaggio 800, Viaggio 1050 com motor traseiro e os Paradiso 1050, 1200, 1350, 1600 LD e 1800 DD.

Recém-lançado, o Viaggio G8 900 é voltado para operações que exigem versatilidade e baixo custo operacional. O veículo tem entre 12,7 e 13,6 metros e comporta até 48 passageiros. Equipado com chassi Euro 6 e motor dianteiro, oferece opções de poltronas Executiva e semi-leito com tomadas USB, elevador para acessibilidade, vidros colados com ventarola e porta pantográfica.

O modelo incorpora os avanços da Geração 8, com destaque para o design aerodinâmico, que melhora o desempenho e reduz o consumo de combustível. A estrutura permite menor nível de ruído e mais conforto térmico, sem abrir mão da robustez e da redução de custos de manutenção.

A construção utiliza materiais leves e resistentes, como tampa frontal em DCPD, componentes em alumínio e painéis internos de poliuretano revestido em vinil, o que aumenta a durabilidade e o padrão de acabamento.

Externamente, o Viaggio G8 900 segue a identidade visual da Geração 8, com tiara em ABS, novos faróis — com opção em LED — e para-brisa mais amplo. Na traseira, lanternas de maior luminosidade e novos vigias garantem melhor visibilidade e segurança.

No interior, o painel foi redesenhado para proporcionar maior visibilidade ao motorista e operação mais intuitiva. O cluster atualizado facilita o acesso aos comandos e o novo sistema de desembaçamento tem vazão de ar 33% superior.

O modelo traz ainda o sistema Multiplex Lohr Amsys 4.3”, com operação por touchscreen ou teclas físicas, além de diagnóstico via Bluetooth para agilizar manutenções. Botões emborrachados e teclado auxiliar complementam a ergonomia e a facilidade de uso.

O salão de passageiros recebeu um novo sistema de refrigeração mais eficiente, que distribui a temperatura de forma uniforme. O porta-pacotes foi redesenhado para reduzir vibrações e ruído, e o novo porta-focos integra controle de volume.

A iluminação indireta em LED é mais intensa e homogênea, sem comprometer o conforto visual. O ambiente interno conta ainda com luzes de leitura individuais e saídas de ar ajustáveis.

A estrutura utiliza o conceito de anéis passantes de segurança, que aumentam a resistência a impactos e atendem ao padrão R66.02 VCA para proteção em capotamentos. Como opcional, o modelo oferece o sistema de segurança passiva FIA, que reforça a cabine do motorista com coluna “B” tripla e garante deformação até 78% menor que a exigida pela legislação brasileira.

Em testes de impacto frontal a 40 km/h, supervisionados por auditoria externa, o sistema demonstrou capacidade de absorver energia com deformação controlada, elevando substancialmente o nível de proteção ao motorista.

A engenharia também trabalhou na reorganização das centrais elétricas, que agora ficam no bagageiro e na parte dianteira do porta-pacote — solução que agiliza inspeções e reduz o tempo de manutenção.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments