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Marcopolo participa do Seminário Nacional NTU 2025 nos dias 12 e 13 de agosto, em Brasília (DF)


Fabricante expõe o ônibus elétrico Attivi Integral e o micro-ônibus Volare Fly 10 GV, movido a biometano e GNV

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A Marcopolo participará do Seminário Nacional NTU 2025, que acontece nos dias 12 e 13 de agosto, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília (DF), e levará dois veículos que concentram a questão da mobilidade urbana sustentável: o Attivi Integral, ônibus 100% elétrico a bateria, e o recém-lançado micro-ônibus Volare Fly 10 GV, movido a biometano e gás natural veicular (GNV).

“O Seminário Nacional NTU é um evento de extrema relevância para a indústria brasileira de transporte coletivo, consolidando-se como referência nos debates sobre o futuro da mobilidade urbana. Reconhecendo sua importância estratégica, marcamos presença com soluções inovadoras, desenvolvidas para enfrentar os desafios atuais do transporte urbano, impulsionar a mobilidade sustentável e contribuir ativamente para a descarbonização das cidades”, enfatiza Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais para o mercado interno e marketing da Marcopolo.

Segundo o executivo, a diversidade da matriz energética brasileira permite acelerar a descarbonização com diferentes tecnologias. “O futuro do transporte de passageiros inclui veículos como o Attivi Integral, 100% elétrico. Mas também há espaço para soluções como o Volare GV, movido a biometano e GNV, ou mesmo modelos híbridos.”

Com o tema “Rotas para um Transporte Público Mais Sustentável”, o Seminário Nacional NTU 2025 reunirá autoridades, especialistas, operadores e representantes da indústria para debater soluções e políticas públicas que modernizem o transporte coletivo. Diante da crise climática e do crescimento urbano desordenado, o evento reforça o papel estratégico do transporte público na construção de cidades mais sustentáveis, eficientes e inclusivas.

Attivi Integral

O Attivi Integral pode ter até 13.000 mm de comprimento total, possui chassi Low Entry, motor elétrico WEG de potência máxima de 385 kW e torque de 2.800 Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL, com capacidade de 350kwh e autonomia entre 250 e 280 km (dependendo das condições de utilização). Tem capacidade para até 91 passageiros (sendo 34 sentados em poltronas City com encosto de cabeça).

Apresentado em 2022, é o primeiro modelo da Marcopolo com chassi próprio, produzido em Ana Rech (Caxias do Sul/RS), e integra o projeto de descarbonização da companhia. Com mais da metade de componentes nacionais no chassi e na carroceria, tem certificação de 100% produto nacional pelo BNDES e contou com apoio da Finep para seu desenvolvimento. Sem emissão de CO2 e com baixos níveis de ruído, o modelo representa uma das principais apostas da indústria para o futuro da mobilidade urbana.

Volare Fly 10 GV

O Volare Fly 10 GV reflete o compromisso da Marcopolo com uma mobilidade mais limpa e eficiente. Desenvolvido ao longo de quatro anos, o modelo possui plataforma e powertrain concebidos especialmente para operar com GNV e biometano, em qualquer proporção.

O motor oferece excelente desempenho com redução de até 96% nas emissões de material particulado e 84% nos gases de efeito estufa. Conta com três cilindros de combustível, com capacidade total de 360 litros e autonomia de até 450 quilômetros, dependendo da aplicação. O modelo ainda inclui sistemas eletrônicos de segurança como controle de tração e estabilidade, e bloqueio do veículo com porta aberta.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte





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