Publicado em: 10 de outubro de 2025
Maior parte empresários interessados é do Brasil, Argentina, Peru, México, Austrália, Itália e França. O repórter Adamo Bazani visitou a Busworld 2025 a convite da Mercedes-Benz do Brasil e trouxe notícias em primeira mão para o Brasil, inclusive sobre a Marcopolo/Volare
ADAMO BAZANI
A Marcopolo divulgou nesta sexta-feira, 10 de outubro de 2025, balanço sobre a participação da marca na Busworld 2025, maior evento de ônibus do mundo que ocorreu na Bélgica entre os dias 04 e 09.
A companhia gaúcha foi umas poucas brasileiras a ter estande na feira e diz que recebeu cerca de 200 empresários interessados nos produtos da marca em Bruxelas.
O evento marcou o lançamento no mercado Europeu da Geração 8 de ônibus rodoviários.
Segundo a Marcopolo, a maior parte empresários interessados é do Brasil, Argentina, Peru, México, Austrália, Itália e França.
O Diário do Transporte cobriu o evento antes mesmo da abertura oficial ao público em geral, com atividades apenas para imprensa especializada mundial a partir do dia 02, tendo viajado a convite da Mercedes-Benz do Brasil. O repórter Adamo Bazani, do Diário do Transporte, foi um dos poucos jornalistas brasileiros presencialmente na Busworld, a maior feira de ônibus do mundo.
Por causa do convite da Mercedes-Benz, foi possível para o Brasil trazer informações em primeira mão, inclusive da Marcopolo.
Em 03 de outubro de 2025, antes mesmo da abertura geral ao público, em dia dedicado à imprensa especializada, o Diário do Transporte gerou matéria do estande da Marcopolo revelando que a marca comercializou 5 mil unidades da Geração 8, desde o lançamento em 20 de julho de 2021, em meio a pandemia de covid-19.
Relembre:
No dia seguinte, em 04 de outubro de 2025, o Diário do Transporte trazia uma entrevista exclusiva com os executivos da marca, Ricardo Portolan e João Paulo Ledur, que detalharam os planos da empresa para a Europa. Segundo eles, já houve contatos e negociações com empresários e operadores europeus para as primeiras vendas, que devem se concretizar em breve.
As entregas iniciais estão previstas para ocorrer a partir do último trimestre de 2026, após a finalização de todas as homologações. França, Itália, Espanha e Portugal devem ser os primeiros mercados. Os executivos também comentaram sobre os planos em relação ao urbano elétrico Attivi e sobre a perspectiva da Marcopolo quanto às normas de redução de emissões na Europa. Como mostrou o Diário do Transporte, um dos grandes desafios tem sido a infraestrutura para os chamados veículos de classe três, que são os ônibus rodoviários de longa distância.
Relembre:
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No mesmo dia, o Diário do Transporte também trouxe outro destaque da Marcopolo S.A.: HORSE Powertrain, em parceria com a Volare, da Marcopolo, apresentaram uma tecnologia de motores híbridos (a etanol + eletricidade) que promete praticamente dobrar a autonomia das baterias.
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O LANÇAMENTO DO G 8:
Apresentado oficialmente em 20 de julho de 2021, com a Viação Águia Branca, do Espírito Santo, a adquirir a primeira unidade comercial, a Geração 8 da Marcopolo prometeu diversas inovações: Faróis com maior alcance, carroceria mais leve e com nova aerodinâmica, novo tipo de reclinação de poltronas pneumática, acabamento que evita trepidações, dutos de ar-condicionado que não ocupam porta-pacotes, quatro centrais elétricas, plásticos com deformidade programada em vez de fibra de vidro estão entre as novidades que, segundo empresa, provavam que nova geração vai além de mudanças estéticas.
Relembre:
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O MILÉSIMO G 8:
Pouco menos de oito meses após o lançamento, a Geração 8 de ônibus rodoviários da Marcopolo atingia a marca de mil unidades produzidas, entre as diferentes versões do Viaggio e do Paradiso.
No dia 19 de abril de 2023, a Marcopolo comunicou de forma oficial que o milésimo ônibus foi um Double Decker – modelo de dois andares – comprado pela Viação Garcia, do Grupo Viação Garcia Brasil Sul.
A milésima unidade da Geração 8 da Marcopolo fez parte de um pedido de 53 novos ônibus do Grupo Garcia-Brasil Sul (Viação Garcia e Brasil Sul), sendo 28 Paradiso G8 1800 DD, 19 veículos Paradiso G8 1200 e seis Viaggio G7 900, para linhas rodoviárias interestaduais e intermunicipais e em serviço de fretamento contínuo (Viaggio 900).
Relembre:
Garcia renova com mais 53 ônibus e adquire a milésima unidade do G8
QUATRO MIL ÔNIBUS EM TRÊS ANOS:
A oitava geração de ônibus rodoviários da Marcopolo, chamada de G8, atingiu em agosto de 2024, mais de quatro mil unidades vendidas desde quando foi lançada em 20 de julho de 2021.
O número foi revelado pela Marcopolo na Lat.Bus 2024, evento de mobilidade que ocorreu entre os dias 06 e 08 de agosto na capital paulista.
Na feira, foi apresentado oficialmente o modelo Viaggio 1050, da linha de produtos G8, e, como noticiou em primeira mão o Diário do Transporte, já com 50 unidades vendidas.
Relembre:
Viaggio G8 1050 já tem mais de 50 unidades vendidas e é um dos destaques da Marcopolo da LatBus 2024
Com o lançamento, a linha de carrocerias G8 passa a contar com os seguintes modelos: Viaggio 800, Viaggio 1050, Paradiso 1050, Paradiso 1200, Paradiso 1350, Paradiso 1600 LD (Low Driver) – amplos bagageiros, Paradiso 1800 DD (Double Decker) – dois andares.
O ônibus de dois andares responde por 2,2 mil unidades de todas as cerca de quatro mil entre todos os modelos da Geração 8.
No mesmo período, foram aproximadamente 900 ônibus G8 exportados.
UM DOS MAIS BONITOS DO MUNDO, EVENTOS INTERNACIONAIS E CINCO MIL UNIDADES:
A linha da Geração 8, da brasileira Marcopolo, pode ser considerada uma das mais bonitas para ônibus rodoviários do Planeta e integrou um dos principais painéis mundiais sobre tendências de design para veículos deste tipo.
Não é exagero.
A Marcopolo participou da Busworld 2025, em Bruxelas, na Bélgica, não apenas expondo os veículos, como já havia mostrado do Diário do Transporte – Relembre:
A fabricante nacional integrou o Congresso 2025 da feira mais importante do setor de transportes por ônibus do mundo.
O diretor de Engenharia, Luciano Resner, expôs o case da geração 8 (G8) no painel “Trends in exterior and interior coach design and infotainment” – “Tendências do design e entretenimento exterior e interior em ônibus rodoviários).
A Busworld é o evento mais relevante de ônibus em todo o Planeta. O Diário do Transporte foi um dos poucos veículos de comunicação profissional do Brasil a cobrir presencialmente, indo à feira a convite da Mercedes-Benz. Pelos corredores da Busworld foi possível ver pessoas de todas as regiões do Planeta. O que vai ser o futuro dos transportes globalmente passa pela Busworld.
Na ocasião, sobre a Marcopolo, o Diário do Transporte conversou com os executivos da marca, Ricardo Portolan e João Paulo Ledur, que detalharam os planos da empresa para a Europa. Segundo eles, já houve contatos e negociações com empresários e operadores europeus para as primeiras vendas, que devem se concretizar em breve.
As entregas iniciais estão previstas para ocorrer a partir do último trimestre de 2026, após a finalização de todas as homologações. França, Itália, Espanha e Portugal devem ser os primeiros mercados.
Já sobre o painel, a Marcopolo diz que Luciano Resner apresentou o processo de desenvolvimento do design exterior e interior dos ônibus da marca, reconhecido internacionalmente pelo superior conforto, segurança e tecnologia.
Luciano enfatizou o desenvolvimento da aerodinâmica, feito em túnel de vento para se alcançar um dos mais baixos coeficientes de penetração para um veículo de mais de 3.000mm de altura e área frontal de cerca de 10 m2.
“No processo de desenvolvimento do design dos ônibus Marcopolo focamos em cinco pilares: Sofisticação, Tecnologia, Segurança, Conforto e Experiência. E, por intermédio do equilíbrio entre esses pontos vitais para a concepção do veículo, alcançamos o modelo ideal”, destaca Luciano Resner.
Assim, a Marcopolo definiu as linhas da Geração 8, com desenho limpo e linhas fluidas e aerodinâmicas. O resultado é um veículo com melhor eficiência energética, menor consumo de combustível e pneus, maior espaço interno e para bagagens, e conforto e segurança para os ocupantes.
A Geração 8 de ônibus rodoviários Marcopolo foi lançada em meio a pandemia de covid 19, em 20 de julho de 2021, e já conta com mais de 5 mil unidades produzidas, das quais cerca de 1.600 exportadas para mais de 20 países.
Sobre o fato de ter alcançado 5 mil unidades, o Diário do Transporte trouxe a informação em primeira mão na Busworld 2025.
Relembre:
Busworld 2023:
A Marcopolo já havia participado de uma Busworld com o G8. Foi na edição anterior, a de 2023.
Segundo o diretor de Engenharia, Luciano Resner, o conforto interno dos modelos da Geração 8 se destaca pela ergonomia, poltronas que envolvem o passageiro, espaço para circulação, capacidade dos porta-pacotes e acessibilidade. “Na edição da Busworld de 2023, todos os visitantes e participantes que estiveram no nosso estande se surpreenderam com o conforto, segurança e tecnologia do modelo Paradiso 1800 DD que apresentamos”, comenta Luciano.
Aspectos como mais conforto para curtas, médias e grandes viagens, ergonomia com poltronas que se ajustam ao corpo, materiais exclusivos para mais sofisticação e opções integradas ao assento foram estudados e trabalhados para alcançar os melhores resultados aos passageiros. – complementou
iF Design Award
O design da Geração 8 Marcopolo, em 2022, recebeu o prêmio iF AWARD 2022, um dos mais importantes de design de todo o mundo. Um júri independente de especialistas internacionais em design elegeu os projetos premiados com base em cinco critérios (Ideia, Forma, Função, Diferenciação, Impacto).
“Essa conquista demonstra a vanguarda internacional do ônibus Marcopolo, combinando estilo à funcionalidade do veículo para a concepção de um produto inédito e exclusivo que consolida a identidade e valores da marca”, enfatiza o Luciano Resner.
O Diário do Transporte viajou à BusWorld 2025, na Bélgica, a convite da Mercedes-Benz do Brasil.
O ano era 2021, ápice da pandemia de covid-19. Ninguém sabia para onde o mundo iria. Ninguém sabia se o mercado de ônibus conseguiria se recuperar.
A principal excelência do transporte, o passageiro, havia sumido. E o passageiro mostrou mais uma vez que é o ponto fundamental de tudo.
A partir daí, indústria, operadores e gestores públicos começaram a fazer o que deveriam já ter realizado há décadas e décadas, olhar com mais carinho os usuários.
Diante das incertezas, a Marcopolo fez uma jogada. Lançou em pleno auge da crise uma nova família de produtos, a geração 8.
A apresentação ocorreu no espaço natural do passageiro, o terminal rodoviário e o maior da América Latina, o Tietê.
Hoje, a Marcopolo vê os frutos da aposta. A pandemia foi superada, talvez nem tudo ainda se recuperou, mas o mercado de ônibus rodoviários voltou a ter fôlego. E enquanto as outras tentavam fazer futurologia, a Marcopolo apostou no presente e colheu no futuro.
Na Busworld 2025, que acontece na Bélgica, a empresa anuncia 5 mil unidades dos diversos ônibus rodoviários da geração 8.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes