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Marcopolo tem alta de 8,2% na receita e alcança R$ 2,5 bilhões no terceiro trimestre de 2025


Desempenho internacional e aumento das exportações compensam desaceleração do mercado interno; empresa mantém liderança na produção de carrocerias no Brasil

YURI SENA

A Marcopolo encerrou o terceiro trimestre de 2025 com receita líquida consolidada de R$ 2,5 bilhões, o que representa crescimento de 8,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O resultado foi impulsionado pelo bom desempenho das operações internacionais e pelo avanço das exportações, que compensaram a retração do mercado doméstico.

O lucro bruto da companhia no trimestre somou R$ 668,7 milhões, alta de 15,9% sobre o 3º trimestre de 2024. O EBITDA totalizou R$ 419,8 milhões, com margem de 16,8%, enquanto o lucro líquido consolidado foi de R$ 329,6 milhões, correspondendo a uma margem de 13,2%.

No período, a produção total atingiu 4.127 unidades, praticamente estável em relação ao mesmo trimestre do ano anterior (4.133). A fabricação no Brasil recuou 5,1%, enquanto as operações no exterior cresceram 26,2%, com 829 unidades produzidas.

Entre as unidades internacionais, a Marcopolo Austrália (Volgren) manteve rentabilidade e lançou o Paradiso G8 1300, enquanto a Marcopolo Argentina (Metalsur) registrou bom ritmo de entregas de modelos rodoviários. Já a Marcopolo África do Sul (MASA) apresentou crescimento nas entregas e resultados positivos, e a Marcopolo China (MAC) manteve resultado líquido positivo após reestruturação concluída em 2024.

Segundo o CFO da companhia, Pablo Motta, o mix de produtos de maior valor agregado e a presença internacional garantiram equilíbrio financeiro diante de um cenário local mais desafiador.

“A operação global permite alcançar resiliência de resultados, mesmo com o mercado interno impactado pelos altos custos de financiamento”, afirmou.

Liderança e novos segmentos

A Marcopolo ampliou sua participação no mercado brasileiro de carrocerias, chegando a 48,7% de market share no 3º trimestre. O destaque foi o segmento de micros, que registrou avanço de 17,3 pontos percentuais.

O segmento de ônibus urbanos mostrou retomada gradual no mercado doméstico, sustentada pelo programa Refrota e pela necessidade de renovação de frotas antigas. No trimestre, a empresa entregou 64 carrocerias elétricas no Brasil — totalizando 111 unidades em 2025, contra apenas 8 em 2024.

No mercado de micros e Volares, as entregas ao programa federal Caminho da Escola somaram 631 unidades no 3T25, acima das 507 registradas no mesmo período de 2024. Uma nova licitação está prevista para o quarto trimestre.

Os investimentos da companhia atingiram R$ 103,2 milhões no trimestre e R$ 236,3 milhões nos primeiros nove meses do ano. Para o fim de 2025, a empresa projeta ritmo firme de entregas em outubro e novembro, com desaceleração em dezembro devido ao menor número de dias úteis.

As exportações a partir do Brasil devem seguir positivas, especialmente para Chile, Argentina e Peru. A companhia também prevê oportunidades nos programas federais de mobilidade e em novas tecnologias de propulsão alternativa.

Entre os lançamentos recentes estão os modelos Paradiso, apresentados na Busworld Bélgica, que estão em processo de homologação para o mercado europeu, com primeiras entregas previstas entre o 4º trimestre de 2026 e o 1º semestre de 2027. Também se destaca o Volare Attack 9 híbrido a etanol, apresentado na mesma feira.

A empresa planeja participar da COP30, em Belém (PA), onde deve destacar suas iniciativas em tecnologias voltadas à descarbonização e mobilidade sustentável.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte



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