31.7 C
Rondonópolis
quarta-feira, 20 agosto - 14:50
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesMarechal, do DF, apresenta primeiro ônibus 100% elétrico midi Eletra para “Zebrinha”,...

Marechal, do DF, apresenta primeiro ônibus 100% elétrico midi Eletra para “Zebrinha”, no Guará


Ao todo, foram apresentados nesta quarta-feira (20) no sistema da capital federal, oito ônibus

ADAMO BAZANI

O sistema de transportes do DF (Distrito Federal) recebeu nesta quarta-feira, 20 de agosto de 2025, oito ônibus zero quilômetro, comprados pela Auto Viação Marechal, operadora da Área 4 do lote de linhas

Entre estes veículos, estão um ônibus do tipo Padron a diesel e sete “Zebrinhas”, dos quais, seis a diesel e o destaque da apresentação, que é o primeiro modelo 100% elétrico de tecnologia totalmente brasileira, desenvolvida pela Eletra Industrial, fabricante com sede em São Bernardo do Campo (SP) e que atua há mais de 30 anos no segmento de veículos elétricos de grande porte. Todo o veículo é montado por empresas instaladas no Brasil.

A carroceria é Caio, de Botucatu (SP), modelo e-Millennium, com itens como ar-condicionado, entradas USB para recarga de baterias de celulares, acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção e vidros nas janelas com tratamento para redução da incidência de raios UV (ultravioleta) do sol. O chassi é Mercedes-Benz, feito em São Bernardo do Campo (SP), modelo OF-1721 L (com suspensão pneumática e piso alto para áreas de difícil acesso). Já as baterias e os motores elétricos são feitos pela WEG, de Jaraguá do Sul (SC).

As baterias podem ter autonomia superior a 270 km, dependendo das condições de operação e são de um tipo que atualmente é a que possui maior vida útil comprovada e capacidade de retenção de energia ao longo do tempo.

O modelo é do tipo midi para e vai reforçar e ampliar as linhas do serviço “Zebrinha” do Guará.

É o primeiro modelo 100% elétrico da rede de linhas do Distrito Federal

Zebrinha é o nome dado pelo GDF (Governo do Distrito Federal) e pela população aos ônibus de menor porte que operam o sistema em locais mais afastados e linhas complementares e alimentadoras da rede troncal e básica, que possuem tarifas menores. O nome tem raiz histórica ligada a criação deste tipo de serviço, em 1981, e remete à pintura original listrada.

“O Zebrinha sempre teve um papel social, levando transportes ágeis, de menor custo e acessível à população. Agora, com o primeiro ônibus elétrico, passa a ter um papel ambiental importante” – disse a presidente da Eletra, Milena Romano.

“Para a Eletra, toda entrega é um marco importante, mas esta fica na história da empresa e da mobilidade da capital do país. É o transporte limpo, de alto padrão e de forma inédita chegando à população” – complementou a diretora comercial da Eletra, Ieda Oliveira.

A vice-governadora Celina Leão, que esteve à frente da cerimônia, disse que estes ônibus não só representam renovação de frota, mas ampliação de serviços à população.

“Este investimento com os novos veículos vai possibilitar que mais linhas sejam criadas para atender a população do Guará, que hoje conta com mais de 127 mil habitantes. Por lá, serão criadas as linhas 0.010, que fará o percurso entre o Guará I e Guará II, e 0.009, que levará ao Park Shopping e ao Aeroporto de Brasília. Para a primeira, haverá 22 horários diferentes de partida; para a segunda, 12. Ambas saem da rodoviária da cidade”. – explicou

Dos oito novos coletivos, quatro são para reforço da frota da Bacia 4, que compreende também Águas Claras, Arniqueira, Ceilândia e Taguatinga, e quatro vão atender a demanda no Guará, segundo o DF.

Atualmente, dos 3.068 coletivos que operam no Distrito Federal, 514 são da Marechal. O DF mantém uma das frotas mais novas do país, com idade média de 2,8 anos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments