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Mascarello registra crescimento de quase 30% no segmento de urbanos, acima de média, e fila de espera quase dobra


Primeiras unidades da Mascarello compradas pela Viação Guaianazes, de Santo André, em 2024, ainda não tinham ar-condicionado. Agora, com refrigeração, marca tem sido a principal da renovação de frota promovida pela empresa.

Entre os principais mercados, se destacam ABC Paulista, região metropolitana de Belo Horizonte e Paraná

ADAMO BAZANI e ALEXANDRE PELEGI

A fabricante de carrocerias de ônibus Mascarello, do Paraná, tem sido uma das que mais se beneficia do crescimento do mercado de veículos de transportes coletivos no pós-pandemia.

Além de ter sido uma das vencedoras da mais recente licitação concluída do programa Caminho da Escola, sendo fornecedora juntamente com marcas de chassis como Iveco; é no segmento de urbanos, um dos carros-chefe da fabricante ao lado dos micros, que a Mascarello tem aproveitado a oportunidade não só para seguir os números em geral, mas para concretamente expandir atuação, integrando de maneira inédita frotas de empresas que nunca compraram seus produtos ou voltando a ser opção de aquisição de companhias que faz tempo que não adquiriam os modelos de marca.

Segundo a Fabus, associação que representa as fabricantes de carrocerias, em balanço ao qual o Diário do Transporte teve acesso, entre janeiro e maio de 2025 (mais recente período do ano apurado), a Mascarello vendeu 506 urbanos (o principal modelo é o GranVia).

O número representa crescimento de 28,7% sobre as 393 unidades de urbanos da Mascarello vendidas de janeiro a maio de 2024.

Percentualmente, é quase o dobro da média de crescimento do mercado em geral de urbanos no período, englobando todas as marcas filiadas da Fabus, que foi de 15,7%.

Entre janeiro e maio de 2025, foram vendidas 4096 carrocerias urbanas e, em semelhante intervalo de tempo em2024, foram 3351.

Vale ressaltar que, mesmo crescendo percentualmente acima da média, em volume a Mascarello ainda está longe dos líderes no segmento de urbanos, que são Caio-Induscar, com 2.648 unidades; e Marcopolo, com 932.

A Mascarello se consolidou em terceiro lugar neste ranking de urbanos, deixando bem para trás a concorrente Comil que, segundo a Fabus, só vendeu 07 (sete) carrocerias urbanas. Após o trauma do fechamento da planta de Lorena, no interior de São Paulo, que era para ser apenas de urbanos, o que quase levou à falência, a Comil decidiu focar mais em rodoviários.

A participação efetiva de mercado da Mascarello, entretanto, caiu. Segundo a Fabus, entre janeiro de maio de 2025, passou a responder por 5,66% do mercado de urbanos: 506 unidades da marca entre um total de 4096 urbanos. Já entre janeiro e maio de 2024, a Mascarello entregou 393 umidades de um total 3551 de urbanos, uma participação de 11,07%.

Mas vale destacar que a participação é menor, porém sobre um mercado total que está maior e mais aquecido.

O fato é que, segundo as empresas de ônibus, dependendo da encomenda, o tempo de espera para a Mascarello anunciar a entrega passou de 60 dias, em média, para quase 120 dias. A fila tem aumentado.

Algumas regiões do País têm ganhado destaque entre as encomendas para a Mascarello, como a Grande Belo Horizonte, o ABC Paulista e municípios paranaenses.

Somente para a região metropolitana de Belo Horizonte, hoje sendo a grande parte das cerca de 300 unidades em curso, além das que já foram entregues.

No ABC Paulista, já foram concretizadas neste ano, por enquanto, 125 unidades.

Destas, 73 foram para a BR 7 Mobilidade, do sistema municipal de São Bernardo do Campo. Como mostrou o Diário do Transporte, a BR 7, por anos e anos seguidos, era cliente exclusiva da Caio.

Relembre:

No ABC, outra empresa que jamais havia comprado Mascarello, e se tornou cliente em 2024, permanecendo na escolha em 2025, foi a Viação Guaianazes, líder do consórcio responsável pelo sistema municipal de Santo André.

Somente neste ano de 2025, já foram concretizadas 51 vendas, das quais 26 unidades entregues sobre chassis Volkswagen e que já rodam, e 25 sobre chassis Mercedes-Benz, estas incluídas num financiamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da mobilidade.

Relembre:

Sendo a principal empresa da renovação de 200 ônibus com ar-condicionado de todo o sistema de Santo André até o fim de 2028, anunciada pelo prefeito Gilvan Ferreira Júnior, a Guaianazes terá muitos veículos a comprar e a continuidade pela Mascarello é uma das opções.

Mascarello em números, segundo a Fabus:

MASCARELLO 2025 x 2024 (janeiro a maio)

Janeiro a Maio/2025: – balanço mais recente de 2025

Urbanos: 506

Total Urbanos: 4096

Participação Mascarello: 12,35%

Janeiro a Maio/2024

Urbanos: 393

Total Urbanos: 3551

Participação Mascarello: 11,07%

MASCARELLO/ANUAL – 2022 A 2024

Janeiro a Dezembro/2024

Urbanos: 1075

Total Urbanos: 9560

Participação Mascarello: 11,24%

Janeiro a Dezembro/2023

Urbanos: 1162

Total Urbanos: 10516

Participação Mascarello: 11,05%

Janeiro a Dezembro/2022

Urbanos: 489

Total Urbanos: 9675

Participação Mascarello: 5,05%

Adamo Bazani e Alexandre Pelegi, jornalistas especializados em transportes





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