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Mauá (SP) recebe 50 ônibus zero km a partir desta quinta-feira (31) comprados pela Suzantur – ÁUDIO


Veículos do tipo convencional possuem suspensão a ar e substituem mídis (micrões), ampliando capacidade de transportes. Empresa trouxe, ao todo, 101 coletivos novos para cidades onde opera no ABC

ADAMO BAZANI

Colaborou Yuri Sena

A partir desta quinta-feira, 31 de julho de 2025, Mauá, no ABC Paulista, passa a contar com 50 ônibus zero km no transporte municipal com suspensão a ar, motores mais silenciosos e que poluem 75% menos, além de oferecerem acessibilidade e tomadas USB para recarga de celulares.

Os veículos foram comprados pela Suzantur e fazem parte de lote de 101 unidades que a empresa trouxe para cidades onde opera no ABC.

O secretário de Mobilidade da Prefeitura de Mauá, Caio Carvalho, explicou as características dos veículos ao Diário do Transporte e a Rádio ABC.

OUÇA:


“Nesta quinta-feira, dia 31 de julho, às 11 horas, estaremos entregando 50 ônibus zero quilômetro para a nossa gente. Ônibus com tecnologia Euro 6, que é mais sustentável, pois reduz a emissão de poluentes em até 75%, veículos totalmente climatizados, com Wi-Fi, carregador USB para celulares, câmera traseira, com acessibilidade total, com elevador e espaço destinado para acomodação da cadeira de rodas. Uma frota hoje que nós temos em torno de 205 ônibus e uma renovação que nós vamos ter da Idade Média” – disse o secretário.

A idade média da frota da Suzantur em Mauá passa a ser de 2,2 anos, uma das mais baixas da Grande São Paulo.

O gerente operacional da Suzantur, Robson de Jesus Francisco, disse também que além de renovação, a inclusão dos veículos representa ampliação da oferta de transportes na cidade, já que estes ônibus são convencionais, com maior capacidade, e vão substituir os mídis (micrões). Em média, em um modelo do tipo convencional, a ampliação da oferta fica em 33%

OUÇA:

No dia 31 de julho, a partir das 11 horas da manhã, estaremos fazendo a entrega oficial de 50 novos ônibus que irão compor o Sistema Municipal de Transporte da cidade. Esses veículos são de categoria convencional e irão substituir 50 veículos midi, ou seja, maior conforto e segurança para os passageiros e moradores da cidade. A entrega será realizada na Avenida Antônia Rosa Fioravante, ao lado do Poupatempo de Mauá, e eu espero vocês para poder acompanhar e prestigiar esse evento – falou o gestor.

Como já havia mostrado o Diário do Transporte, juntamente com a Rádio ABC, em Santo André, a empresa também substituiu ônibus mídis por convencionais, ampliando também o atendimento no sistema tronco-alimentado de Vila Luzita.

Relembre:

CARACTERÍSTICAS:.

Os ônibus são de tecnologia Euro 6, que poluem 75% menos em comparação com a geração anterior e também emitem menos ruído. As carrocerias são Marcopolo modelo Torino, e os chassis são Mercedes-Benz. Destes 101 veículos, 100 são convencionais, com capacidade para 76 passageiros cada, que são os “OF-1721”, que Robson mencionou. Um é midi (micrão), que é o “OF-1619”, para 58 passageiros. Os veículos do tipo midi são menores que os convencionais e maiores que os micro-ônibus, sendo indicados para áreas de mais difícil manobra, sem perder significativamente a capacidade e com a mesma largura de bancos e corredor com conforto semelhante na comparação com os modelos convencionais neste quesito. Acessibilidade por elevador para cadeiras de rodas, espaço para cão-guia, tomadas USB para recarga de celulares; e controles eletrônicos para monitoramento, acompanhamento em tempo real de funções para aproveitamento total do desempenho do ônibus e redução de riscos de acidentes também estão entre os itens.

O Diário do Transporte trouxe com entrevista exclusiva com o gerente operacional da Suzantur, Robson de Jesus Francisco, em primeira mão, a notícia da aquisição destes veículos.

Relembre:

O total de 101 ônibus, 100 são do tipo convencional carroceria Marcopolo modelo Torino com chassis Mercedes-Benz modelo OF-1721 e um é um midibus (micrão) Marcopolo Torino OF 1619, ambos com tecnologia BlueTec 6 para o cumprimento das normas de redução de poluentes.

A distribuição da frota é a seguinte (previsão, podendo haver alterações)

– 50 Mauá (todos convencionais)
– 31 Diadema (30 convencionais e um midi)
– 20 Santo André (todos convencionais)

Os veículos não possuem ar-condicionado, mas contam com um sistema de circulação interna de ar que proporciona um resfriamento. Os pisos são em alumínio escovado antiderrapante.

Todos os ônibus apresentam:

– Dianteira com dois letreiros eletrônicos, um na parte superior para as informações principais da linha e outro no canto direito inferior do parabrisa para informações complementares como número de linha, pontos de referência e tarifa;

– Sistema de circulação interna de ar que gera resfriamento (não é ar-condicionado);

–  Suspensão a ar, que reduz os impactos gerados pelo pavimento aos passageiros e motorista;

– Três portas à direita;

– Tomadas do tipo USB para recarga de telefones celulares e power bank;

– Vidros de abertura de correr e escurecidos com tratamento para proteção contra a incidência de raios-ultravioletas do sol;

– Câmeras internas e monitor no painel do motorista para visualização do embarque e desembarque;

– Câmeras de ré;

– Botões de acionamento de portas junto ao câmbio, que ajudam na ergonomia do motorista;

– Sistema multiplex, para auxiliar no controle e monitoramento de funções da carroceria e chassis;

– Controles eletrônicos para monitoramento, acompanhamento em tempo real de funções para aproveitamento total do desempenho do ônibus e redução de riscos de acidentes;

– Acessibilidade por elevador na porta do meio;

– Bancos delimitados na cor amarela para pessoas com mobilidade reduzida (gestantes, idosos, com deficiência, com crianças de colo, em recuperação cirúrgica, em tratamento de fisioterapia, etc);

– Assentos sem divisória para pessoas com obesidade;

– Balaústres em relevo perto de portas para pessoas com limitações visuais;

– Botões de solicitação de parada com inscrições em braile;

– Espaço para cão-guia e/ou cadeira de rodas, com botões de solicitação de parada que emitem um sinal diferenciado para alertar ao motorista a necessidade de auxílio no desembarque;

– Motor dianteiro a diesel padrão Euro 6, que pode reduzir os níveis de ruídos e emitem, em média, 75% menos de poluentes atmosféricos em comparação a tecnologia anterior Euro 5 e 90% menos em comparação ao padrão Euro 3 (no Brasil, não houve a fase do Euro 4);

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 





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