Publicado em: 7 de junho de 2025
Embora veículos com zero emissão representem pequena parcela do mercado total de ônibus, eles são cruciais para a renovação da frota pública
ALEXANDRE PELEGI
O mercado indiano de ônibus elétricos registrou um total de 1.571 novas unidades nos primeiros cinco meses de 2025, refletindo uma expansão constante, mas irregular, deste segmento. Apesar de os ônibus elétricos ainda representarem uma pequena parcela da indústria de ônibus em geral, eles são cruciais para as estratégias de renovação de frotas do setor público e para as metas de descarbonização em nível estadual.
Em 2024, a Índia registrou 3.616 ônibus elétricos, em comparação com mais de 41.000 unidades a diesel, com o segmento elétrico representando 12,5% dos registros de veículos pesados de passageiros (HPV) e apenas 6,2% do mercado total de ônibus.
Durante o período de janeiro a maio de 2025, a PMI Electro Mobility Solutions emergiu como líder de mercado, registrando 485 unidades, o que corresponde a uma participação de 30,9% das vendas totais de ônibus elétricos. O desempenho da empresa foi particularmente forte em abril e maio, quando entregou mais de dois terços do seu volume total.
Outros fabricantes importantes incluem:
Switch Mobility: ficou em segundo lugar com 377 unidades, alcançando 24,0% do mercado. A empresa manteve altos volumes no primeiro trimestre, mas não registrou vendas em abril.
Olectra Greentech: garantiu a terceira posição com 286 unidades (18,2%), mostrando entregas mensais consistentes ao longo do período.
JBM Auto: registrou 187 unidades, traduzindo-se em uma participação de 11,9%, impulsionada por uma forte recuperação em maio.
Tata Motors, líder histórico no espaço dos ônibus elétricos, apresentou resultados mais modestos com 98 unidades, capturando 6,2% do mercado entre janeiro e maio.
Os cinco principais fabricantes – PMI, Switch, Olectra, JBM e Tata – coletivamente responderam por mais de 90% do mercado nesse período, sublinhando a concentração da demanda impulsionada por aquisições entre um grupo limitado de fornecedores. Fabricantes menores como Aeroeagle Automobiles (63 unidades) e Veera Vidyuth Vahana (22 unidades) contribuíram com volumes marginais.
CRESCIMENTO
O mercado indiano de ônibus elétricos está prestes a um crescimento significativo, impulsionado por políticas governamentais, preocupações ambientais e avanços na tecnologia de baterias. A transição de ônibus a diesel para elétricos se alinha com o compromisso da Índia com emissões zero e a sustentabilidade da mobilidade urbana. Incentivos sob o esquema FAME (Faster Adoption and Manufacturing of Electric Vehicles), políticas em nível estadual e o impulso à fabricação doméstica estão acelerando a adoção. O governo estendeu as isenções de direitos aduaneiros para 35 bens de capital para a fabricação de baterias de veículos elétricos, reduzindo custos e impulsionando a produção local.
O FAME foi lançado na Índia em abril de 2015 sob a Missão Nacional de Mobilidade Elétrica.
O objetivo principal do FAME é incentivar a compra de veículos elétricos e híbridos, fornecendo apoio financeiro. O programa foi implementado em fases:
A primeira fase do FAME durou quatro anos, até 2019. A segunda fase (FAME II) é um programa de subsídio de 3 anos, que visa apoiar a eletrificação do transporte público e compartilhado. As metas da FAME II incluem:
Cerca de 7.000 ônibus elétricos e híbridos.
500.000 (meio milhão) tuk-tuks elétricos (veículos de três rodas).
55.000 carros de passageiros elétricos de quatro rodas.
1 milhão de veículos elétricos de duas rodas.
Além do apoio à compra de veículos, o programa FAME também financia infraestruturas de carregamento. Até julho de 2022, um total de 532 estações de carregamento foram instaladas por meio do programa.
Até 2030, a Índia pretende implementar 50 mil ônibus elétricos em todo o país, o que representa uma redução significativa da dependência de combustíveis fósseis. A infraestrutura de troca de baterias e carregamento rápido está sendo priorizada para minimizar o tempo de inatividade e aumentar a eficiência operacional. Cidades como Mumbai e Bengaluru estão inovando com zonas dedicadas a veículos elétricos e hubs de carregamento de alta velocidade. Prevê-se que o mercado de ônibus elétricos na Índia cresça a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de aproximadamente 86,00% durante o período fiscal de 2025 a 2030, com cerca de 152.918 unidades de ônibus elétricos esperadas para serem vendidas até o final do ano fiscal de 2030.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes