Publicado em: 25 de novembro de 2024
Fabricante espera aumento da demanda por ônibus elétricos e investe na revisão 4.0
ADAMO BAZANI
Colaborou Guilherme Strabelli
A área dedicada a ônibus na planta da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, recebe ampliações e reformulações.
O Diário do Transporte esteve na fábrica nesta segunda-feira, 25 de novembro de 2024, numa dinâmica de apresentação da evolução entre um monobloco O-321 e dois modelos atuais, um a diesel de piso baixo (O500U) e um elétrico eO500.
Na oportunidade a reportagem verificou que um espaço junto à linha de montagem está em obras.
Ao Diário do Transporte, o gerente da linha de produção, Alexandre Nunes, diz que o espaço vai abrigar a área de revisão 4.0 e também a produção de elétricos.
A montadora espera o crescimento da demanda pelos ônibus elétricos, em especial na capital paulista. Somente para o sistema gerido pela SPTRANS, já foram vendidas 200 unidades.
Outras cidade estão nos planos para os elétricos.
De acordo com Alexandre Nunes, a produção elétrico articulado, lançado em agosto deste ano em São Paulo também estará no novo espaço
“Essa obra que nós estamos vendo aqui faz parte do projeto Revisão 4.0. A gente fez todo o investimento na linha de montagem 4.0 e agora estamos investindo nas partes dos testes. Com essa obra aqui, a gente vai ter a oportunidade de monitorar todos os testes que são feitos com chassis de ônibus. Então, a partir da implementação desse projecto, vamos saber qual ônibus está em cada posto de revisão, quais foram as atividades que já foram realizadas e quais precisam ser realizadas. Isso vai dar uma visão para gestão da área de conseguir priorizar e mexer na distribuição da mão de obra e vamos ter uma visão digitalizada do processo de revisão. Lá, onde está aquela obra, nós teremos três linhas de revisão. Uma delas será dedicada à revisão dos veículos elétricos, como esse que estamos vendo aqui atrás, que é nosso veículo piso baixo elétrico. O articulado está ainda em estudo e, com certeza, as áreas que temos aqui, qualquer portifólio articulado, seja o que a gente já tem consolidado hoje, que é o O e500U, ou os próximos que devem estar em estudo ai, ela vai ser capaz e ter a flexibilidade de absorver qualquer tipo de veículo elétrico. É uma expansão da linha de testes da Mercedes, que vai ser utilizada tanto nos veículos tradicionais com motor à combustão a diesel, quanto ara os veículos elétricos que temos hoje no portifólio”, afirmou Nunes.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Guilherme Strabelli