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Mercedes-Benz apresenta sistema FleetBus no evento Frotas Conectadas 2025


Foto: Divulgação/Mercedes-Benz Brasil

Desde janeiro deste ano, tecnologia está disponível nos ônibus urbanos e rodoviários da montadora, com exceção daqueles destinados a licitações

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

O FleetBus da Mercedes-Benz, sistema de telemetria e conectividade para gestão de frota de ônibus, é destaque da participação da Mercedes-Benz no evento Frotas Conectadas 2025, que será realizado, nos dias 17 e 18 de junho, no São Paulo Expo, na capital paulista. Durante dois dias, estarão reunidos especialistas e executivos das áreas automobilística e tecnológica para discutir soluções para logística e transporte, envolvendo temas como conectividade, inteligência artificial, IoT, sustentabilidade, eletromobilidade e segurança cibernética, além de outros.

Nesta terça-feira (17), Vlademir Pierami, gerente de Marketing de Produto Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, participou do painel “Telecomunicações e dados em tempo real: análise e insights para frotas conectadas”. No início da tarde, Bruno Paterlini, gerente de Desenvolvimento de Produto, esteve presente no painel “Cibersegurança em frotas conectadas: riscos e estratégias de mitigação”.

FleetBus é item de série para todo o portfólio de ônibus da marca

Idealizado para pequenos, médios e grandes frotistas, o FleetBus está disponível para todos os segmentos de ônibus produzidos pela Mercedes-Benz, desde os zero km (Euro 6 e Elétricos) até mesmo para os semi-novos produzidos a partir de 2012, neste caso sendo necessário instalar o kit de conectividade, composto por um módulo de telemetria, chicotes elétricos e antenas.

Desde janeiro deste ano, todos os chassis de ônibus urbanos e rodoviários Mercedes-Benz, com exceção daqueles destinados a licitações, saem de fábrica com o equipamento do FleetBus previamente instalado. Este item de série também já está disponível para o ônibus urbano elétrico Mercedes-Benz eO500U.

O FleetBus é composto pelo módulo de telemetria, chicote elétrico e antenas. Para veículos 0km que saem de fábrica desde janeiro de 2025, o equipamento é montado na linha de produção da Mercedes-Benz, e não há necessidade de instalação no campo. Para veículos que não saíram da fábrica com a opção, é possível fazer o retrofit, restando aos encarroçadores apenas a colocação das antenas, conforme o tipo da carroçaria escolhida pelo cliente.

O sistema permite a visualização dos sinais do veículo em tempo real remotamente, gestão de falhas e eventos geolocalizados, criação e customização de eventos de condução, manutenção e segurança, bem como redução do tempo de diagnóstico de manutenção.

As funcionalidades do sistema incluem também cercas eletrônicas para monitoramento da velocidade, mapa da rota percorrida, gestão do consumo de combustível, identificação de comportamentos dos motoristas que impactam no consumo e na segurança e transmissão automática de relatórios por e-mail.

Indicadores de performance pelo Driver Score

Os ônibus que possuem o equipamento FleetBus contam com uma função no painel chamada Driver Score. Este recurso adicional permite que o motorista visualize sua performance na condução, ou operação, do veículo com quatro indicadores de performance – aceleração, frenagem, uniformidade e desaceleração – que retratam o comportamento do motorista em tempo real. Isso serve de referência para eventuais necessidades de treinamento do motorista.

Funcionalidades do FleetBus

Entre as principais funcionalidades do sistema estão o diagnóstico de falhas, eventos geolocalizados (informações sobre frenagens e acelerações bruscas, curvas em alta velocidade, excesso de velocidade, onde e quando os eventos ocorreram, entre outras) e sistema de diagnose em tempo real com análise do comportamento do veículo e do modo de condução. O sistema lê detalhadamente o que acontece com o ônibus.

O FleetBus também contabiliza o número de ativações dos recursos de segurança dos ônibus, como, por exemplo, o ACC (piloto automático adaptativo), o AEBS (sistema de frenagem de emergência), o LDWS (sistema de aviso de faixa), o ESP (controle eletrônico de estabilidade) e vários outros.

Além da segurança, o sistema também monitora itens de desempenho, economia e outros, como as falhas e paradas que podem ser evitadas a partir de informações precisas em tempo real.

No caso do ônibus elétrico eO500U são monitorados, dentre outros itens, a carga atual da bateria, a autonomia do veículo e o consumo médio de energia por quilometro rodado.

Segurança do FleetBus

Em primeiro lugar, trata-se do serviço de telemetria e conectividade oficial da empresa para ônibus da marca. O cliente ganha em segurança na aquisição dos dados.

O cliente recebe informações diretamente do CAN dos ônibus Mercedes-Benz. Esta rede CAN agrupa informações oriundas dos módulos eletrônicos do veículo, que monitoram várias funções, como motor, transmissão, freios, painel de instrumentos e outros. Todos os módulos conversam pela rede CAN, onde as informações e dados trafegam com total privacidade.

A proteção contra interferências externas preserva a segurança dos dados e a qualidade do sistema, evitando assim riscos de falhas por intervenções indevidas e não autorizadas.

O FleetBus foi desenvolvido conforme as atuais normas de proteção de dados LGPD e GDPR. Além disso, traz o conceito de Arquitetura Cyber Security desde fábrica, estando protegido de invasão indevida.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte





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