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Mercedes-Benz do Brasil inicia as vendas do Novo O 500 “El Más Potente” Euro 6 e cresce 50% nas exportações de ônibus em 2025


Primeiras 100 unidades do chassi de ônibus rodoviário foram encomendadas por clientes chilenos

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Em mais um passo marcante no crescimento das exportações dos chassis de ônibus rodoviário Novo O 500 “el más potente” de 450 e 480 cavalos, a Mercedes-Benz do Brasil inicia agora a venda da versão com motor compatível com o padrão Euro 6. Os clientes chilenos encomendaram as 100 primeiras unidades e os primeiros pedidos já foram produzidos e demais estão em processo de produção na fábrica de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo.

Essa exportação é uma parceria com a Daimler Latina, unidade regional da Daimler Buses, e o Grupo Kaufmann, representante da Mercedes-Benz no Chile.

Além da motorização mais potente, os chassis da família Novo O 500 contemplam maior capacidade de carga. Assim, chegam ao mercado com as seguintes denominações: Novo O 500 RS 2045 4×2 (motor de 450 cavalos e também uma tonelada a mais nos eixos) e Novo O 500 RSD 2548 6×2 (motor de 480 cavalos e uma tonelada a mais de capacidade nos eixos).

Os chassis Novo O 500 RS e RSD “el más potente” passaram a integrar o portfólio Mercedes-Benz para países da região andina, como também de outros mercados da América Latina.

Nessa região, os ônibus rodoviários Novo O 500 atendem aos segmentos de turismo, transporte intermunicipal e fretamento, caso severas rotas de mineração. Robustos e resistentes, com eficiência, conforto e segurança, eles superam os desafios mais adversos da Cordilheira dos Andes, como temperaturas abaixo de zero e altitudes até 5.000 metros.

“Lançado em julho de 2023, o sucesso comercial do Novo O 500 teve início com uma venda discreta para clientes do Chile, Peru e Guatemala. A performance excelente e a rentabilidade do veículo foram reconhecidas rapidamente pelos operadores. Como decorrência, os volumes superaram as expectativas iniciais em mais de 150%, com mais de 370 unidades exportadas no ano de sua chegada àquelas regiões”, destaca Jens Burger, diretor geral do Regional Center Daimler Latina.

“Com o êxito crescente do Novo O 500, chegamos a 1.901 unidades exportadas desde o seu lançamento, sendo aproximadamente 860 unidades só em 2025. Paralelamente, expandimos horizontes. Além de Chile e Peru, que são os maiores compradores do Novo O 500, já comercializamos esses chassis de ônibus rodoviários para Guatemala, Colômbia, Costa Rica, Uruguai, Paraguai, Argentina, México, Egito, Singapura e Indonésia”, informa Jens Burger.

Parceria com a Kaufmann foi decisiva para o sucesso do Novo O 500 no Chile

De acordo com Jens Burger, a parceira com o Grupo Kaufmann foi decisiva para o sucesso do Novo O 500 no Chile. “Nosso representante local, de longa tradição e vivência no mercado chileno e latino-americano, agregou muito conhecimento e experiência acerca do produto, como também dos perfis das empresas operadoras e da realidade operacional local. Isso trouxe importante contribuição aos nossos times de Engenharia, Vendas, Marketing e Pós-Venda no desenvolvimento e produção do Novo O 500 para o mercado chileno”.

“Nos últimos dois anos, desde o lançamento em 2023, passamos por um intenso processo de implementação da marca e dos nossos produtos. Foi um período desafiador, mas também muito enriquecedor, no qual demonstramos a capacidade de colocar os veículos nas ruas, trabalhando e gerando receita para nossos clientes. Esses produtos são desenvolvidos precisamente para isso: para produzir. Essa experiência nos permitiu nos adaptar e nos preparar de forma sólida para a chegada da norma Euro 6 em janeiro, tanto em nossas operações e atendimento nas filiais quanto nos processos internos de suporte. Foram dois anos de aprendizagem e domínio da tecnologia e eletrônica que nos deixam prontos para essa grande mudança.”

Mercedes-Benz do Brasil cresce 50% nas exportações de ônibus em 2025

O sucesso comercial do Novo O 500 contribui para que a Mercedes-Benz do Brasil reforce sua posição como maior polo exportador de ônibus da Daimler Buses na América Latina, alcançando um crescimento de cerca de 50% nas vendas acumuladas de janeiro a setembro de 2025 – um salto de 2.963 para 4.440 unidades em relação ao mesmo período de 2024.

“Esse desempenho reflete a força industrial e a competitividade da operação brasileira, que segue atendendo com excelência mercados estratégicos em diversos continentes”, afirma Jens Burger.

A região latino-americana continua sendo o principal destino das exportações de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. De janeiro a setembro de 2025, o volume total de exportações para a América Latina somou 3.830 unidades, com um crescimento de mais de 46% em relação ao mesmo período de 2024 (2.621 unidades).

Entre os países latino-americanos, Argentina, Chile e Peru se consolidam como principais impulsionadores do crescimento nas vendas de ônibus da marca no mercado externo em 2025. A Argentina registrou o maior avanço percentual, de mais de 95%, quase dobrando o volume de unidades enviadas (de 1.181 para 2.305).

O Chile, por sua vez, também manteve posição de destaque regional, com alta de mais de 33% e 518 unidades exportadas, representando aproximadamente 12% do total latino-americano. Já o Peru apresentou crescimento de 56%, fortalecendo a presença da marca em um mercado cada vez mais competitivo e em expansão.

“Esses resultados demonstram a confiança dos clientes na qualidade, durabilidade e eficiência dos chassis de ônibus rodoviários Mercedes-Benz, que são concebidos e desenvolvidos para operações severas em altitude, topografia e clima”, afirma Jens Burger.

Um ônibus desenvolvido para diversos segmentos de operações

“O grande sucesso do Novo O 500 é fruto do desenvolvimento conduzido pela Mercedes-Benz do Brasil com foco numa solução para necessidades de operadores de ônibus da América Latina, especialmente de regiões andinas”, diz Augusto França, gerente de Vendas e Marketing de Ônibus do Regional Center Daimler Latina. “Essa nova configuração do veículo atende a um perfil de cliente e de operação que vinha mudando. Para isso, precisávamos de um motor mais potente, uma transmissão e eixos mais robustos, além de novos sistemas de segurança atualmente exigidos pelas companhias de mineração e compatíveis com exigências internacionais. Com estes modelos, equalizamos as tecnologias entre os veículos produzidos na matriz na Alemanha e os produzidos no Brasil”.

Segundo Augusto França, um grande desafio do desenvolvimento era ter um produto de excelência para condições extremas de aplicação. “Todo o nosso time atuou para isso, contando com as parcerias de equipes da fábrica, dos representantes e até dos clientes. Diante desse cenário, quero destacar a capacidade da Engenharia e da Linha de Produção de Ônibus 4.0 da planta da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, onde são fabricados os chassis Novo O 500 para atender vários países, de acordo com suas respectivas legislações de emissões, sejam Euro 3, 5 ou 6”.

Mais potentes, mais robustos e mais completos

Além dos consagrados modelos Euro 5, a Mercedes-Benz disponibiliza também o Novo O 500 RS e e RSD com tecnologia Euro 3 para atender aos países com este padrão de emissão.

Com isso, a marca completa a família do Novo O 500 desde Euro 3 até Euro 6 com motor OM 460 LA de 6 cilindros e 12,9 litros, similar à versão consagrada do caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros.

“Para obter mais potência e eficiência, lançamos os chassis do Novo O 500 com o motor OM 460 para atender principalmente os países andinos e outros mercados latino-americanos. Entre suas características destacam-se o aumento da capacidade volumétrica para 12,9 litros, o novo turbocompressor com pressão de 2.4 bar e a nova pressão de injeção de diesel de 2.200 bar para garantir uma melhor pulverização do combustível e uma queima de combustível mais efetiva”, ressalta Harley Barbieri, gerente de Marketing de Produto & Pós-venda Ônibus do Regional Center Daimler Latina. “Além disso, os veículos contam com uma nova arquitetura eletrônica e com um sistema de arrefecimento inteligente que possibilita uma redução real de consumo de combustível”.

Economia de até 10% no consumo em elevadas altitudes

“Os testes na Cordilheira dos Andes, no Peru, nos trouxeram um excelente resultado: os ônibus Novo O 500 chegaram a economizar até 10% de combustível, em comparação ao portfólio anterior, conforme as condições da estrada e o estilo de condução do motorista. Isso se deve à harmonia do trem de força, que se destaca pelo novo motor Mercedes-Benz OM 460 LA, pela transmissão automatizada ZF Traxon e os eixos traseiros mais robustos”, diz Harley Barbieri. “Nos testes da região andina peruana, este conjunto motriz reafirmou sua robustez e resistência, chegando a operar com folga em subida constante por 3 a 4 horas, condição bastante comum nessa topografia. Além disso, é importante destacar que as avançadas tecnologias dos Novos O 500 oferecem um alto padrão de conforto e segurança para os passageiros e de condução para o motorista”.

Além do motor Mercedes-Benz OM 460, o trem de força dos ônibus rodoviários Novo O 500 conta com a robusta transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com Over Drive e Direct Drive e sistema de freio auxiliar Intarder.

Entre as principais características da Traxon incluem-se uma estratégia de mudanças de marcha que prioriza a economia de combustível, funcionamento silencioso, alto torque de entrada, menor volume de óleo lubrificante e menor custo de manutenção.

Referência em tecnologias de segurança avançada

A Mercedes-Benz do Brasil tem consolidado os ônibus Novo O 500 como os mais completos em tecnologias de segurança. Entre os seus diferenciais incluem-se o ABA 5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência, assistente de ponto cego e o controle inteligente do farol alto, além de vários itens já consagrados no mercado.

O sistema de frenagem de emergência (ABA 5) intervém em caso de colisão iminente com veículos em movimento ou parados na via, além de reconhecer ciclistas e pedestres, o que é um grande diferencial dessa tecnologia. No caso do assistente de ponto cego (SGA), o sistema identifica o que acontece do lado direito do ônibus, local onde se faz necessária maior atenção para o motorista, detectando pedestres, ciclistas e automóveis na via, parados ou em movimento. Segurança e comodidade para o condutor do ônibus também são garantidas pelo controle inteligente de farol alto (IHC). O sistema opera de forma autônoma, reduzindo o farol alto quando a câmera detecta luminosidade contraria, e assim o motorista pode se concentrar ainda mais na via e no tráfego.

Mais itens de segurança disponíveis para o Novo O 500:

  • LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa.
  • ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo.
  • TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus.
  • Piloto automático de velocidade.
  • ESS – sinalização de parada de emergência.
  • Sistema de auxílio em rampa.
  • Top-Brake – sistema auxiliar de freio.
  • Sistema anti-tombamento.
  • EBS – sistema eletrônico de freios.
  • ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente.
  • ESP – controle eletrônico de estabilidade.
  • Freio a disco ou tambor.

O inovador tratamento anticorrosivo de chassis de ônibus

Atendendo às necessidades de clientes, a Mercedes-Benz desenvolveu o processo inovador do mercado para tratamento anticorrosivo dos chassis de ônibus da marca, ampliando ainda mais o padrão de qualidade e resistência dos produtos.

“Essa proteção especial aplicada no chassi é indicada para veículos de fretamento que transportam funcionários e transitam em ambientes de operações severas, com alto grau de salinidade, altas taxas de umidade, baixas temperaturas e calor intenso, o que ocorre, por exemplo, no setor da mineração”, afirma Harley Barbieri. “Ou seja, os chassis de ônibus da marca saem de fábrica ainda mais protegidos contra corrosões e outros impactos derivados de condições extremas de aplicação do veículo. Isso exige menos manutenção da estrutura do chassi e assegura maior durabilidade do ônibus”.

Além da aplicação do tratamento anticorrosivo do chassi, estes veículos recebem pneus especiais para operações severas e um pacote de segurança ampliado, podendo circular tanto nos ambientes da mineração, como pelas cidades.

O Diário do Transporte esteve no Chile a convite da Mercedes-Benz, confira a viagem realizada pela equipe de reportagem com o O 500 “el más potente” até a Cordilheira dos Andes.

Relembre:

NOVO VÍDEO: Confira uma viagem no Chile até uma área de mineração nas Cordilheiras dos Andes a bordo de um ônibus “El Más Potente” trucado

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte



Fonte

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