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Mercedes-Benz mostra Novo Centro de Distribuição em Itupeva (SP) para ônibus e caminhões


Matthias Kaeding é Vice-Presidente de Compras e Logística da Mercedes-Benz. Crédito: Mario Curcio

De parafusos a cabines inteiras, galpão reúne 45 mil itens diferentes e 9 milhões de peças para veículos pesados

MÁRIO CURCIO, ESPECIAL PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

A Mercedes-Benz mostrou pela primeira vez à imprensa nesta quarta-feira, 06 de agosto de 2025, seu Novo Centro de Distribuição de peças em Itupeva (SP). Instalado em um condomínio logístico na Rodovia dos Bandeirantes, ele substituiu o espaço de Campinas (SP).

Com a mudança, ganhamos 50% em produtividade“, garante o Vice-presidente de Compras e Logística da fabricante, Matthias Kaeding. O centro de distribuição tem 45 mil itens diferentes no portfólio, totalizando 9 milhões de peças armazenadas, de pequenos parafusos até cabines de caminhão.

Itens em estoque vão de parafusos a cabines inteiras

Cerca de 15% são peças específicas para ônibus“, recorda Kaeding. Também segundo o executivo, outros 20% são componentes exclusivos para caminhões e o restante é compartilhado por todos os veículos pesados, como itens de motor e transmissão, por exemplo.

Operando em até três turnos, as instalações geram cerca de 400 empregos diretos. Todos os meses, 1,5 milhão de peças saem do local, sendo 80% para o mercado interno e os 20% restantes para 50 países, sobretudo da América Latina, Ásia e África – sobre as novas tarifas de exportação para os Estados Unidos, o executivo informa: “Por enquanto não há impacto, mas estamos avaliando a situação“. Motores estão entre os itens exportados para os EUA.

Em comparação com o antigo galpão de Campinas, o novo tem área pouco menor (60 mil metros quadrados, contra 67 mil m²), mas tem pé direito bem mais alto, de 12 metros (no antigo eram no máximo 7 metros). De acordo com a Mercedes-Benz, o condomínio onde está instalado permite expansão futura em até 90 mil m².

Maior vantagem do novo galpão é o pé direito de 12 metros, que trouxe ganho de 50% em produtividade

A operação do galpão é compartilhada com a Penske. De maneira simplificada, a Mercedes recebe os pedidos e a Penske cuida da logística dentro do centro de distribuição. A empresa é especializada no fornecimento de soluções da cadeia de suprimentos, armazenagem e logística para o setor automotivo.

As subdivisões do galpão da Mercedes-Benz incluem um mezanino para itens pequenos, área para peças de maior ou menor giro ou para componentes realmente grandes como cabines. Há também um setor dedicado a exportações e uma área delimitada por barras de led vermelhas no piso, indicando que os itens dentro daquele cercado luminoso têm prioridade de envio.

O setor de alto giro tem 250 mil peças em estoque, que atendem a mais de 500 pedidos diários. Todos os dias saem em média 8 mil peças do novo galpão, em 60 caminhões. Também a cada dia, um contêiner de peças é enviado ao exterior. E o local é abastecido por mais de 300 fornecedores nacionais ou estrangeiros.

Galpão tem área dedicada a exportação, que responde por 20% das saídas de peças

Duas companhias cuidam de envios aéreos e outras quatro, do transporte rodoviário. “Os pedidos de emergência são entregues em até 24 horas e a reposição de estoque expresso, em até 72 horas“, garante Kaeding. Pedidos normais de estoque chegam ao cliente em até uma semana.

Os envios de peças também incluem transporte marítimo, com a preparação da carga em até dois dias e o pedido pronto para ser coletado em cinco dias.

Matthias Kaeding recorda a localização estratégica do galpão de Itupeva: “Estamos próximos de importantes aeroportos como Viracopos, Cumbica e Congonhas. E também do Rodoanel Mário Covas e de outras rodovias como Anhanguera, Ayrton Senna, Castelo Branco, Raposo Tavares e Regis Bittencourt, o que reduz os tempos de entrega e aumenta a disponibilidade de nossos veículos.”

Novo centro de distribuição fica em Itupeva (SP), a 72 km da capital paulista

Instalado no quilômetro 72 da Bandeirantes (próximo ao Shopping Serra Azul e aos parques Hopi Hari e Wet’n Wild), o centro de distribuição está a 71 km da capital paulista, a 93 km de São Bernardo do Campo, a 30 km de Campinas e a 153 km do Porto de Santos.

Vale dizer que a Mercedes-Benz tem também um centro de distribuição de peças instalado em Limeira (SP), mas neste caso destinado a automóveis e comerciais leves (linha Sprinter).

Alinhado com práticas sustentáveis

A instalação do centro de distribuição de peças de Itupeva, destinado a ônibus e caminhões, incluiu a construção de uma estação de tratamento de efluentes e uma caixa de retenção de águas pluviais. As telhas utilizadas formam uma estrutura contínua, sem emendas, com isolamento termoacústico leve e eficiente.

A iluminação conta com luz natural e lâmpadas de led. As empilhadeiras são elétricas. Segundo a Mercedes-Benz, o galpão recebeu duas importantes certificações: “Empreendimento Classe AAA” (que indica nível máximo de qualidade, padrão de construção e tecnologia de sistemas prediais) e “LEED” (do inglês Leadership in Energy and Environmental Design, um reconhecimento ambiental global de edificações sustentáveis e eficientes).

A certificação LEED também se baseou em iniciativas como uso racional de água, uso de materiais sustentáveis, estação de tratamento de esgoto, estação de tratamento de água​ e efluentes e descarte de resíduos conforme padrões ambientais, além de outras medidas.

Mario Curcio é jornalista especializado no setor de transportes





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